quarta-feira, 26 de março de 2008

Piscinão do TRT

Acabei de passar quase uma hora no "piscinão do TRT". A criatividade do nome não é minha, apenas entreouvi a expressão enquanto aguardava as águas baixarem após almoçar no restaurante do TRT. Para quem não conhece, o prédio do TRT fica no Centro Político Administrativo (CPA) em Cuiabá, quase em frente ao Shopping Pantanal. Ocupa uma área enorme e sua arquitetura sempre me despertou muito mais antipatia do que simpatia.
Quando faz sol (ou seja, na maioria do tempo) quem passa na rua (a pé ou de carro) sente nos olhos o efeito dos raios refletidos nos vidros espelhados. Quando chove, os ralos (que ralos?) são insuficientes para absorver a água da chuva que se acumula por toda área externa.
Hoje, por exemplo, eu me abriguei na lanchonete que fica num vão e por alguns momentos tive que levantar os pés para não molhar, o que justifica o apelido que intitula esta nota. Até que teve um lado engraçado de ficar lá esperando a chuva passar e água baixar: assim que a chuva começou uma tropa começou a empurrar a água de rodo na mão, sob os olhares atentos de um supervisor. Só que a tarefa do pessoal era meio inglória: quanto mais o povo empurrava, mais água juntava. De vez em quando os funcionários paravam e davam um tempo.
Fiquei pensando como gostaria que o arquiteto (ou arquitetos) que projetaram esse "monumento" à falta de bom senso passasse por lá numa hora de chuva para admirar sua obra, que provavelmente deve ter custado os olhos da cara. Coisas do Brasil ...

Nenhum comentário: