sábado, 22 de março de 2008

O resto é detalhe

Hoje, quando tomava banho, pensei em tanta coisa que queria escrever aqui, mas aí fui fazer depilação, almocei e fui me esquecendo. É duro ir perdendo a memória ... Basicamente eu queria falar sobre a minha enorme perplexidade diante dos fatos e mistérios da vida. Quem disse que a idade traz sabedoria? Eu me sinto cada vez mais ignorante e com menos certezas. Isso me angustia porque não sei o que dizer as minhas filhas sobre Deus, vida pós-morte, Justiça divina, etc. O que explica, por exemplo, o fato de uma menina de 12 anos ser torturada por uma mulher de classe média e sua empregada em pleno século XXI?
A única coisa que digo para elas é que devem se esforçar para tirar qualquer forma de preconceito de dentro de si (também luto por isso dentro de mim) e que é justo querer ser feliz, mas é preciso sempre pensar no outro. Não dá pra ser feliz ferindo as pessoas, mentindo, passando por cima, enganando. Essa talvez seja a minha única certeza e é por isso que busco tanto a autenticidade, embora esteja longe de alcança-la. É difícil ser sincera, ser verdadeira! A gente finge que não liga, quando está se roendo por dentro; procura sorrir (aquele sorrisinho amarelo) quando está chorando por dentro e quase sempre esconde ou pelo menos disfarça os sentimentos.
Crianças, em geral, são espontâneas. Por isso tenho muita pena quando vejo adultos tentando falar pelas crianças, induzi-las a gestos ou palavras, sob o pretexto da educação. Sei que é difícil educar. Já passei e continuo passando por isso e sinto muitas vezes que falhei. Porém estamos querendo sempre policiar nossas crianças com bobagens e às vezes deixamos de colocar limites realmente importantes.
Mudando um pouco de assunto, outro dia um colega meu condenou o fato de as novelas de hoje sempre terem um casal homossexual. Ele acha que isso é imoral e as telenovelas acabam estimulando o homossexualismo. Discordei delicadamente: disse a ele que acho que o homossexualismo não é uma opção (o que explica aqueles gays enrustidos que passam a vida inteira dentro do armário? Conheço muitos casos assim) e que imoral para mim é ver o esgoto que passa a céu aberto em frente às casas das pessoas, a epidemia de dengue no Rio e tantos outros problemas que poderiam ser superados se os recursos públicos fossem bem aplicados. O resto é detalhe.

Nenhum comentário: