terça-feira, 25 de março de 2008

Boas notícias

Quem disse que jornalista não gosta de dar boas notícias? Eu adoro! Por isso incluo aqui o link para o site http://ofiltro.com.br onde o jornalista Thomas Traumann comenta as principais notícias do dia (dos principais jornais brasileiros e alguns internacionais). Adoro esse serviço! Hoje, por exemplo, ele comenta sobre 37 municípios brasileiros que, apesar de pobres, oferecem boa educação para suas crianças, de acordo com pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação.
Infelizmente não tem qualquer município mato-grossense na lista. A receita, relata Traumann a partir de reportagem publicada no jornal "Valor", envolve "prioridade ao aluno, gestão municipal atenta, avaliação periódica, formação de professores, prioridade para leitura, atendimento individual e parceria com universidades, empresas ou organizações não governamentais". Ou seja, não é um bicho-de-sete-cabeças.
A verdade é que se fala muito sobre educação, os políticos adoram dizer que vão dar prioridade total à educação, que ela é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população e blá-blá-blá, mas pouquíssimo se faz de concreto. E quando se descobrem bons exemplos de escolas, e professores ou alunos conseguem algum destaque na mídia nacional, vem sempre um secretário de Educação, um prefeito ou um político qualquer querer tirar casquinha.
Mas, por enquanto, vamos apenas ficar com a boa notícia e aprender com os bons exemplos.

Nenhum comentário: