quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Paixão nacional

É incrível como a vida fica maravilhosa quando a gente ouve Chico Buarque! Mesmo que sejam canções trágicas como "Construção"
Por que estou dizendo isso? Eu me sentei diante do notebook em horário de almoço para falar de outro assunto e resolvi colocar Chico de fundo musical. Não consigo mais me concentrar! Tenho vontade de cantar, de me levantar e sair dançando. Realmente Chico continua sendo o meu grande ídolo cultural. Resistiu a dois maridos (que o detestavam) e se manteve fiel - do seu jeito: ele é de todas, mas certamente é um pouquinho meu. Afinal, são 40 anos de relação!
Quando eu era menina tinha uma amiga, Ana Cristina, que dizia ser prima do Chico e estava sempre acenando com a possibilidade de um encontro com ele. Chegamos a bolar um festival de canção do qual ele seria jurado. Cheguei a compor uma canção (um sambinha ao estilo Chico do final dos anos 60) na esperança de me destacar aos olhos do meu ídolo. Quem sabe eu não ganharia até um beijo ???
Na imaginação fértil da pré-adolescência, vivenciei diversos encontros com Chico no elevador, na praia; até cheguei a escrever uma redação escolar com o título "Uma visita inesperada" em que ele chegava inadvertidamente à minha casa.
O encontro sonhado nunca aconteceu. Recentemente, cheguei a vê-lo caminhando no calçadão da avenida Vieira Souto no Rio de Janeiro, mas reagi com naturalidade, como convém a uma "carioca nata".
Como jornalista nunca entrevistei Chico. Entrevistei (principalmente na época da Veja) vários artistas : Roberto Carlos, João Bosco, a turma do jazz que vinha para as primeiras edições do Free Jazz, mas nunca topei com o Chico pela frente. Fui a vários shows dele - o último foi em janeiro de 1999 (tudo isso, já?) no Canecão. Maravilhoso! Tenho esperança de ir a outros shows, mas enquanto isso não acontece vou matando as saudades com os vídeos do YouTube e minhas idas ao Chorinho, em Cuiabá, onde sempre procuro cantar canções de Chico. Minha última paixão é "Teresinha". Hoje é dia de Chorinho!

2 comentários:

Jornalista na Itália, que mudou para a Inglaterra disse...

Martha, tu sabes que tenho escutado direto um disco da Mônica Salmaso cantando Chico. É lindíssimo, pois alia a voz e a sensibilidade da Monica com as composições maravilhosas do Chico. Estou já numa espécie de ritual para a volta ao Brasil. Retornaremos em 22 de novembro. Espero poder rever-te em breve.
Beijo grande.

Martha disse...

Caro amigo,
Só hoje vi seu comentário. Vi um show da Mônica no Projeto Pixinguinha em Cuiabá. Foi maravilhoso!
Fico contente e triste com sua volta (acho que você entende por que).
Para mim você (e a Fer) serão sempre bem-vindos.
Bjs