quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Colniza

Finalmente estou em Colniza. Provavelmente a maioria das pessoas que lê este blog nunca ouviu falar em Colniza. É uma cidade de MT que volta e meia aparece na mídia como a mais violenta do Brasil por causa de um ranking em que se mediu a taxa de homicídios por habitantes. O pessoal da terra diz que a fama é injusta. Como estou aqui há poucas horas (chegamos no final da tarde depois de quatro horas de viagem em estrada de chão), não posso dar minha opinião ainda.
Só sei que estou no hotel muito simples (o mais simples em que já me hospedei em muitos anos), mas bastante familiar. O seu José, o dono, um paranaense tranquilo, veio no meu quarto ligar a TV e me garantiu que aqui não tem barata (uma obsessão minha). A roupa de cama é daquelas que nada combina com nada (fronhas, lençois de cobrir e forrar), mas estou me sentindo bastante bem. Tenho ar condicionado e internet wireless! Um luxo!
Amanhã poderei dar uma opinião mais embasada sobre o lugar. Hoje, após o jantar "no melhor restaurante da cidade", o dono e um freguês comentavam que nos últimos dias ocorreram muitas mortes na cidade. Não sei o motivo, mas uma moça que nos atendeu numa lanchonete na estrada disse que "quem procura acha". Entendi que ela quis dizer que só morre quem busca confusão.
De qualquer maneira, meu objetivo aqui é verificar o potencial do município e sentir o que as pessoas locais esperam do futuro. Amanhã, bem cedo, vou procurar a prefeita e o secretário de Agricultura na busca de encontrar bons personagens para a matéria.Tomara que eu consiga fazer um bom trabalho que justifique minha vinda até aqui.

Nenhum comentário: