quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um "tsunami" chamado Enem

Hoje não tem outro assunto a não ser o cancelamento do Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio. Que país é este? Que lição nossos filhos estão tendo: o exame que vai "decidir" o futuro deles é cancelado quase na véspera das provas por suspeita de fraude! O detalhe é que muitos estudantes - como minha filha de 17 anos - ficaram sem férias por causa da mudança das regras do jogo no transcorrer do mesmo, já que no primeiro semestre deste ano algumas universidades como a UFMT decidiram que o Enem substituiria o tradicional vestibular, ou seja, o resultado do Enem que era um item a mais na avaliação passou a ser o único.
Com a mudança no calendário, como vai ficar a agenda de estudantes que já pagaram inscrições e estão se programando para fazer vestibular em outras cidades?
E finalmente: quem garante a lisura e a credibilidade do processo?
Tudo isso é lamentável porque, particularmente, acho o Enem uma proposta bacana que, em tese, substituiria a roleta do vestibular, mas dando uma de Polyanna - aquele personagem que persegue as mulheres da minha geração - é melhor esse "tsunami" moral do que enfrentar um tsunami de verdade como o povo da Indonésia. Fiquei chocada com o depoimento do surfista brasileiro no Jornal Nacional do ontem: ele foi obrigado a surfar a onda gigante e ainda socorreu duas crianças que pediam socorro na praia, mas relatou o desespero de outras tantas que não tinham a quem recorrer.

Nenhum comentário: