sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vitória brasileira

Blog é momento. Se eu tivesse postado algo pela manhã falaria da conclusão do inquérito policial do caso Reginaldo, aquele vendedor ambulante assassinado a pancadas por seguranças do Shopping Goiabeiras. O inquérito policial confirma que a vítima não reagiu, não estava alcoolizada, nem drogada e foi vítima de uma violência bestial e sem qualquer justificativa. É assustadora a capacidade de ferir e maltratar dos seres dito humanos.
Eu teria falado, em seguida, de outra notícia lida no jornal (A Gazeta) sobre um espancamento sofrido no ponto de ônibus por um rapaz de 15 anos. Dois homens o atacaram com barras de ferro e impediram que outras pessoas em volta o defendessem. O espancamento só parou porque o conselheiro da escola (sim, pasmem, tudo aconteceu quase em frente a uma escola pública) ameaçou filmar tudo com o celular. Segundo a notícia, o rapaz teria sido espancado no lugar de outro que teria agredido o filho de um dos agressores. Nenhum dos agressores está preso.
Mas, como agora já sabemos que o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas 2016 não poderia deixar de celebrar a vitória brasileira. Ouço uma colega comentando que os recursos investidos nas Olimpíadas poderiam ser melhor empregados. Se fôssemos um país absolutamente sério, poderia ser, mas já cheguei a uma idade em que estou certa de que não é por falta de dinheiro que as coisas não acontecem. Não é por falta de dinheiro que há pessoas passando fome ou sem saneamento básico.
Portanto, que venham as Olimpíadas: empregos serão gerados, mais atletas brasileiros serão incentivados, mais gente trocará o crime por algum ideal de vida, policiais serão treinados e talvez tratem os cidadãos com rigor, porém com mais civilidade. E tudo isso acontecerá porque o COB estará de olho, o mundo estará de olho no Brasil. A esperança de ter um país mais justo, menos violento e com mais oportunidades para todos se renova. É preciso acreditar nisso.

Nenhum comentário: