quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Programa legal



Ontem, na minha pressa para divulgar a agenda musical ou no meu egoísmo, acabei cometendo uma injustiça. Não registrei o concerto que aconteceria à noite no teatro do Sesc Arsenal (de graça) dentro do Projeto Sonora Brasil. Como eu não poderia ir por causa do ensaio do meu madrigal, acabei omitindo essa informação.
À tarde, quando fazia a cobertura do Congresso Brasileiro de Fitopatologia (doenças de plantas) recebi um telefonema que me deixou arrasada. Uma colega de grupo me ligou dizendo que o ensaio tinha sido cancelado para que os cantores do madrigal pudessem ir a um concerto no Sesc. 
Passada a decepção inicial, decidi conferir a programação novamente quando chegasse em casa. O concerto em questão era do Conjunto Gyn Câmara de Goiás, que apresentaria um repertório com composições de Claudio Santoro e Guerra-Peixe. Como fazia tempo que não assistia a um concerto de música erudita pra valer, resolvi conferir. 
Foi lindo! Uma surpresa boa demais, principalmente em tempos de propaganda eleitoral e muita fumaça no ar.
O público, como era de se esperar, era reduzido (algumas dezenas de pessoas, sendo que seis eram do madrigal), mas interessado e entusiasmado. 
Já na primeira apresentação (uma peça de Guerra-Peixe composta originalmente para viola caipira e rabeca), meus olhos se encheram de lágrimas, de tanta emoção. Um som tão bonito, tão brasileiro, executado com perfeição ao violão e violino. O concerto durou mais de uma hora e os quatro músicos foram se revezando nas apresentações. Algumas peças foram solos (flauta ou violão) e os músicos eram muito didáticos e simpáticos em suas explicações sobre as composições executadas. Foi uma pequena aula sobre música atonal, dodecafonismo. Achei uma delícia a informação de que Guerra-Peixe abandonou essa forma de compor e retomou sua verve mais popular e nacional. Ele, inclusive, terminou sua vida como um arranjador e maestro bastante popular.
Faço questão de registrar aqui os nomes dos integrantes do Grupo Gyn Câmara: Ângela Barra (voz), Billy Geier (viola e violino), Sidnei Maia (flauta) e Eduardo Meirinhos (violão), cujo CD estou ouvindo agora enquanto escrevo este texto.
No dia 28 (sábado), terá mais uma etapa do Projeto Sonora Brasil com o concerto do Quinteto Leão do Norte (PE). Vale conferir.

Nenhum comentário: