segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mês de cachorro louco

Agosto é um mês cercado de mistérios e maus presságios. Dizem que é o mês do "cachorro louco". Foi o mês em que o ex-presidente Getúlio Vargas se matou (no dia 24) e também marca a renúncia do ex-presidente Jânio Quadros (dia 25), fora outros acontecimentos políticos menos relevantes.
Em Mato Grosso, agosto é o mês em que o clima seco vai se acentuando, agravado pelos focos de calor. O céu vai ficando esbranquiçado e a gente avista toda hora aquela fumaça preta típica das queimadas.
Há um século, conta dona Estella no livro que escrevi ("Cantos de amor e saudade"), as famílias mais abastadas de Cáceres costumavam deixar a cidade nesse período para fugir da poeira e do calor, refugiando-se no campo. 
Hoje, estamos cercados de asfalto, mas a vontade de fugir é a mesma. Ah, como eu queria passar alguns dias numa fazenda ideal, cercada de muito verde e água, com tempo para jogar conversa fora, praticar meus parcos dotes culinários (e ampliá-los, se fosse possível) e ter bastante tempo para ler. 
Atualmente, temos o conforto do ar condicionado nos carros e residências, mas por outro lado temos que aturar o massacre dos cartazes, adesivos e santinhos da campanha eleitoral. A todo momento me deparo com os rostos ampliados de candidatos sorridentes, tentando nos enganar com seus sorrisos matreiros de que vão trabalhar pelo bem de todos. Alguns, nem candidatos são ainda, uma vez que tiveram sua candidatura indeferida em primeira instância, mas continuam nos impondo sua expressão de deboche. 
Hoje, num bate-papo rápido sobre eleições um colega de trabalho - um rapaz de bom coração - questionou de que adiantava votar num candidato com uma ótima ficha pregressa (o procurador Pedro Taques), já que ele nada poderá fazer caso se eleja. Ele acredita que uma vez no Congresso ou em qualquer casa legislativa o bom sujeito se corrompe imediatamente. Argumentei que ele não pode pensar assim. Mesmo que candidatos como Taques não possam mudar grande coisa, temos que acreditar que é possível se mudar essa ideia de que todo político é corrupto ou corruptível. No mínimo, pessoas como Taques vão incomodar os corruptos de plantão. 
A gente tem que acreditar nisso para superar este e outros agostos, que continuarão difíceis de aturar independentemente da vontade dos homens. Mas, certamente, as ações humanas podem amenizar as agruras climáticas e tornar a sobrevivência nesta época do ano mais agradável para todos,  abastados ou não.
A propósito, li no site do Kennel Club que a expressão "mês de cachorro louco" deve-se ao fato de agosto ser o mês recomendado para a vacinação anti-rábica. O contágio, segundo o site, pode ocorrer em qualquer época do ano, mas neste período acontece  "uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência das condições climáticas, onde o aumento da luminosidade nesta época do ano, ativa sexualmente todos os mamíferos" http://www.kennelclub.com.br/materias/mat_principal1.htm 
Vivendo e aprendendo!

Nenhum comentário: