terça-feira, 10 de agosto de 2010

Absurdo

Sei que o Brasil é o país dos absurdos, mas este é de doer.
Jornais e telejornais de Mato Grosso têm denunciado que em várias escolas públicas do estado alunos estão  sem aulas por falta de professores. Há um déficit no quadro de professores por causa do afastamento (licença, aposentadoria, etc) de muitos profissionais e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não pode contratar substitutos por causa da legislação eleitoral.
De acordo com reportagem publicada hoje no jornal Diário de Cuiabá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) "aponta falha da Seduc" por não ter se organizado previamente para o período eleitoral. A Seduc está tentando negociar uma solução com o TRE. O Ministério Público Estadual está de acordo com o TRE.
Não vou entrar aqui no mérito das responsabilidades (fica um órgão acusando o outro) e sim no prejuízo que isso vai acarretar para a vida de milhares de estudantes diante da aproximação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcadas para novembro. Como se não bastasse a já tradicional desvantagem dos alunos de escolas públicas em relação à turma das particulares, este ano eles ainda sofrerão mais, com a falta de professores! Como fica o calendário escolar, o cumprimento do conteúdo programático? Vai ser a enganação de sempre?
O que mais me revolta é saber que isso ocorre em nome da democracia e de uma suposta "transparência no processo eleitoral". Me poupem! Alunos sem aulas = alunos ociosos, despreparados, revoltados e com menos chances de vencer o fosso cultural e educacional que existe no nosso país.
Pais, se manifestem,  se organizem, vão à luta e clamem por seus direitos!
Deve ser muito educativo para nossos jovens ficar zanzando numa cidade coberta por cartazes e retratos de candidatos que tiveram seus mandatos cassados por compra de voto e outras irregularidades. Deve ser assim que vamos formar os cidadãos do futuro.


Nenhum comentário: