sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia de fúria

Hoje meu assunto volta a ser a política, inspirada em parte por minha conterrânea e colega de profissão Loisa Mavignier, que aborda o tema com propriedade em seu blog Coisas da Vida http://lolomavignier.blogspot.com/
Através dela tomei conhecimento do link para o site do ficha limpa http://www.fichalimpa.org.br/, onde nós, eleitores, podemos acompanhar os resultados da lei aprovada recentemente no congresso após ampla pressão popular.
Confesso que hoje estava meio desanimada por conta do rescaldo do incêndio que atingiu o município de Marcelândia e por alguns problemas que rondam minha vida profissional, porém, depois de ler o post de Lolo, pensei: a gente não pode se entregar e ficar de braços cruzados diante de tanta coisa errada que acontece no nosso país! 
Calma não vou ter o meu "dia de fúria" e sair por aí atirando em todos os políticos corruptos até porque, como já disse antes, os políticos são um reflexo da sociedade. Tudo bem que existe muita gente boa, mas o esquema criado faz com que a maioria que chega ao poder seja representante da "banda podre da sociedade", gente que quer o poder pelo poder, ou para se beneficiar ou beneficiar aquela corja que fica em seu entorno. Em outras palavras, quando são eleitas essa pessoas já estão tão "comprometidas" com quem bancou sua campanha que acabam se esquecendo dos interesses daqueles tolos que acreditaram em suas promessas de campanha.
Nesse contexto fiquei surpresa e adorei a aprovação pela Câmara Municipal de Cuiabá (que não é assim um exemplo de lisura) de uma lei proibindo a colocação de cartazes, cavaletes  e todo tipo de propaganda de candidatos nos canteiros e rotatórias, o que vai impedir aquela proliferação ridícula de rostos sorridentes que só piora o terrível trânsito da capital.  Um tipo de campanha inócua, diga-se de passagem, já que não traz propostas, compromissos, histórico dos candidatos, e apenas propaga sorrisos forçados e falsos. O projeto é de autoria do vereador Lúdio Cabral (PT) e a entrada em vigor da nova lei depende de sanção do prefeito Chico Galindo (PTB). A propósito, a lei foi aprovada por unanimidade.
Então, a gente tem que acreditar sim, consultar o site do ficha limpa (que só tem 36 candidatos inscritos até o momento!) e, se for o caso, até anular o voto. Se eu chegar à conclusão que os três candidatos com mais chance de se eleger governador em Mato Grosso não merecem meu voto não vou escolher o "menos pior".  Eu vou anular meu voto e votar apenas para os cargos onde houver candidatos com os quais eu realmente me identifique.

Nenhum comentário: