terça-feira, 27 de julho de 2010

A política

Hoje vou me atrever a falar de um tema delicado e controverso, mas como este espaço é meu, tudo bem. Acabei de ler num site de notícias mato-grossense http://www.midianews.com.br/ que o candidato à Presidência José Serra (PSDB) ligou para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PP), para lhe pedir apoio. 
Política é isso: a arte de se fazer alianças, acordos que permitem a quem chega ao poder permanecer no topo, juntamente com seus aliados, que se favorecem direta ou indiretamente dessa posição privilegiada. Podemos viver sem essa política? Taí um bom tema para reflexão: será que é possível viver num mundo onde realmente a política fosse usada em prol do bem comum, favorecendo os interesses do grupo maior (a população ou comunidade) e não os de grupos privilegiados? 
Sinceramente? Acho difícil, na medida em que a política é feita por seres humanos, que são vaidosos, egoístas e, muitas vezes, insensíveis ao sofrimento alheio. Por que existem guerras? Em princípio por disputa de território, poder, mas por trás das guerras existe cada vez mais interesses financeiros (combustíveis, fornecimento de armas, etc). Minha análise é simplista, mas, infelizmente, é assim que as coisas são e não vejo muito como mudar no sentido macro.
Voltando ao início, a notícia do telefonema me dá mais certeza de que não há grandes diferenças entre os dois candidatos com mais chance de ganhar a presidência, já que ambos se aliaram (e continuam se aliando) ao que há de mais antigo e podre na política para atingir seu objetivo: vencer a "guerra" pelo poder. 
O assunto dá pano pra mangas, porém vou ficar por aqui com uma boa notícia: segundo pesquisa veiculada no site http://www.rdnews.com.br/ o candidato do governo Silval Barbosa (PMDB) subiu (o que é previsível), mas a do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) caiu e a do empresário Mauro Mendes (de uma coligação liderada pelo PDT) subiu. As eleições em Mato Grosso estão ficando mais interessantes!

Nenhum comentário: