segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ópera do Malandro

Sempre quis fazer deste blog um espaço para divulgação de bons espetáculos em Mato Grosso. Nem sempre consigo, mas hoje quero divulgar um musical que despertou minha curiosidade:  "Ópera do Malandro - Cabaré", que será apresentado de 3 a 6, e de 10 a 13 de junho (ou seja, de quinta a domingo) no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (na rua Barão de Melgaço, esquina com rua Sete de Setembro), no Centro de Cuiabá.
Adoro a "Ópera de Malandro" -  musical de Chico Buarque de Hollanda, baseado na "Ópera dos mendigos" (1728),de John Gay e na "Ópera dos três vinténs" (1928), de Bertold Brecht e Kurt Weill. A primeira encenação de "Ópera do Malandro" no Rio de Janeiro, em 1978, à qual tive o prazer de assistir, marcou época com Elba Ramalho e Marieta Severo nos principais papéis femininos, e o ator Emiliano Queirós no papel de Geni, talvez a personagem mais forte,  centro da antológica canção "Geni e o  Zepelim".  A direção era de Luiz Antônio Martinez Corrêa.
Estou curiosa para ver a montagem mato-grossense, uma adaptação de Maira Jeannyse, que tem no elenco uma turma que é muita boa na música: Anselmo Parabá (vocalista do Mandala Soul) como Max Overseas,  o guitarrista Danilo Bareiro (também do Mandala), o contrabaixista Samuel Smith (que toca com um mundo de gente) e o percussionista Raul Fortes. Não conheço os demais integrantes do elenco. 
A propósito, ontem no aniversário de uma amiga, minha xará, ela cantou a pedido a música "Geni e o Zepelim". Marta é famosa por sua memória para letras de música, mas ontem tive que tirar o chapéu para ela. Amo Chico, mas não me arriscaria a cantar  de cor a quilométrica "Geni", que aliás, é lindíssima. É impressionante como a história vai passando na nossa mente enquanto escutamos a canção com todo seu lirismo e força dramática.  



Nenhum comentário: