terça-feira, 4 de maio de 2010

Ai de ti, Cuiabá! (licença, Rubem Braga)

De volta a Cuiabá, eu me sinto como se tivesse voltado da Lua ou de outro lugar distante. Exageros à parte, misturam-se na minha cabeça o que eu vivi de fato ao longo da minha semana de viagem com o que li  em revistas e no livro já citado aqui.
Os cuiabanos que me desculpem, mas hoje descobri o que me  chateia em Cuiabá: é  o fato de ser uma cidade sem meios-tons, sem muita sutileza. Ou chove, ou faz  muito sol! Hoje, por exemplo, acordei  de madrugada com o tamborilar da chuva na janela, o dia amanheceu chuvoso e aparentemente fresco. Quando chegou a hora do almoço já estava um sol de rachar. A gente fica numa sala com ar condicionado e sabe que quando sair vai morrer de calor.
Mas, apesar de sua falta de sutileza, você não vai se livrar de mim, Cuiabá. Estou contigo e não abro. Pelo menos, por enquanto. Estou morrendo de saudades do Chorinho, de caminhar no Parque Mãe Bonifácia  com a Mônica para botar as fofocas em dia,de bater papo com Sílvia e Roberto no Sabor Mil.,de cantar no Cantorum e de fazer aulas de yoga.  Vou continuar usando este espaço para humildemente fazer meus comentários, críticas e divulgar o que a cidade oferece de bom. 
A propósito, ontem fui à abertura do Enipec. Foi bacana! Todo mundo lá: lideranças políticas, do agronegócio, etc. Fiz questão de prestar atenção aos discursos até para saber o que o povo anda pensando. O ponto alto da noite ficou por conta do discurso do atual governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que além de não fazer os plurais (coisa normal por aqui), não consegue  expor suas ideias com clareza (teve uma hora que minha colega comentou: "Não entendi o que ele quis dizer";  eu tentei traduzir para ela o que supus que ele quis dizer) e ainda se saiu com uma inacreditável "escoação" para falar sobre os problemas de logística do estado. Sem comentários.

PS. Por curiosidade, olhei hoje o preço da pitaia no supermercado Big Lar: pouco mais de R$ 10, o quilo. Por curiosidade, pedi à funcionária para pesar uma fruta e deu mais de R$ 3. Agradeci. Já que falei em preço, fiquei boba com o preço da pizza que comi em Jaboticabal: a pizza inteira (com oito pedaços) custava R$ 20, preço de uma brotinho em Cuiabá. Pedimos uma meia, saímos satisfeitas (minha filha e eu) e ainda tomamos uma cerveja. Pagamos R$ 13,50 (eles não cobraram os 10%). A pizza estava uma delícia!

Nenhum comentário: