sexta-feira, 7 de maio de 2010

Compartilhando o que aprendi

Ontem terminei a leitura de "Comer, rezar, amar" de Elizabeth Gilbert. Gostei muito. É o tipo de livro que adoraria escrever um dia.  Traz informações culturais interessantes sobre os países visitados e, ao mesmo tempo, dicas de autoajuda bem úteis. Ou seja, você lê um livro de autoajuda sem achar que está lendo um livro de autoajuda (sou meio aversa a esse tipo de leitura, em geral). 
Mas o que tirei  para mim dessas lições? A esperança e a certeza de que podemos ser nossos melhores amigos ou piores inimigos. A alegria e estar bem consigo mesma só proporcionam o bem a si mesma e aos que estão ao seu redor. É aquele velho princípio cristão, talvez a maior (ou única) lição que a religião católica me deu: "Ame o próximo como a si mesmo". Como amar o outro e querer que o outro me ame, se eu mesma não me amo? É complicado. 
Diante de tudo isso, estou me esforçando para afastar os pensamentos autodestruidores e negativos, do tipo "você é horrível, tudo que faz de bom não é mais que sua obrigação, você já recebeu da vida mais do que merece", etc, etc Estou tentando ocupar minha mente com pensamentos leves, positivos (embora não alienantes), que me ajudem a sonhar e ousar ir atrás dos meus sonhos, a tornar  menos deprimente o dia a dia, e a mudar o que não está satisfatório. Afinal, se eu não me preocupar comigo mesma e não procurar me proporcionar o melhor, serei uma fonte de preocupação e sofrimento para as pessoas que me amam e se preocupam comigo, e de desconforto para quem está ao meu redor.
Que a gente vai morrer um dia todo mundo sabe. Para onde vamos? O que vai acontecer? Há controvérsia. Mas é sempre reconfortante encontrar pessoas com uma visão menos limitante e castradora de Deus e do universo, como a autora do livro citado. 
Para variar, pensei em escrever uma coisa e mudei totalmente minha linha de pensamento. Isso é bom e aqui, neste espaço, posso me permitir essa liberdade.

2 comentários:

Charles Ricardo Echer disse...

Oi Martha,

Que textinho gostoso. Concordo com vc!! Pensamentos positivos e otimistas são sempre bem mais saudáveis do que os que nos deixam menos up!
Bjo pra vc!

Martha disse...

Obrigada pelo comentário, Charles! Estou me esforçando para manter o astral em alta.
Bjs