sexta-feira, 21 de maio de 2010

O hábito faz o monge?

Por alguns instantes não sabia sobre o que escrever hoje e, de repente, numa saída da sala para escovar os dentes, eu me dei conta do motivo de parte do meu "mau" humor. Vou ter que usar uniforme de novo no trabalho!
Pode parecer besteira para muita gente, mas isso me incomoda tanto! Este ano a direção da Famato informou que não exigiria o uso do uniforme em função dos problemas ocorridos em 2009 (muitas reclamações quanto ao modelo escolhido, etc). Fiquei aliviada! Porém, a turma que gosta de andar uniformizada andou fazendo um movimento e passou de sala em sala fazendo uma enquete para ver quantos eram favoráveis à exigência do uniforme. Venceu a uniformidade e eu tive que aceitar a decisão da maioria. 
Teve todo o ritual de experimentar calça, paletó e blusa no banheiro para definir tamanho e esta semana, finalmente, os uniformes começaram a chegar com a orientação de que seu uso será exigido a partir da próxima segunda-feira. Como pensei que ia viajar a semana inteira, não me importei, porém como minha viagem foi pro beleléu, tive que encarar a ideia de que a partir de segunda estarei vestida igual a todas. Como o uniforme escolhido é um terno preto com blusa branca, acho vai ficar uma sem graceira só.
Fiquei irritada porque os chefes de setor podem optar pelo não uso do uniforme. Como não sou chefe não tenho essa prerrogativa, porém acho que eu devia ter me rebelado e ter argumentado com a diretoria de que jornalistas merecem ter essa liberalidade. Já pensou ter que sair para uma entrevista de terninho preto e blusa branca, faça sol ou faça chuva? Não poder usa uma blusa de cor "maravilha" (segundo minhas colegas de revista) como a que estou usando hoje, para dar um pouco de cor ao seu dia?
Enfim (suspiro), eu me sinto como uma noviça (rebelde) obrigada a entrar num convento e usar o hábito das madres superiores. Não quero fazer disso uma tempestade, porém no meu humor instável, pressinto que botar todo dia o mesmo uniforme (considerando que chego a ficar 12 horas no trabalho) vai ser um osso duro de roer.

Nenhum comentário: