quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estupidez

Num país onde o secretário de Justiça (agora afastado), Tuma Jr, é flagrado em conversas telefônicas negociando vantagens com um chinês apontado pela Polícia Federal como chefe da máfia chinesa no Brasil o que mais pode ser chocante?
Eu não perco a capacidade de me chocar e hoje estou especialmente indignada com as informações acerca da morte do soldado alagoano Abinoão Soares de Oliveira, ocorrida em 24 de abril passado, no lago do Manso (próximo a Cuiabá), durante um treinamento do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da PM para novos tripulantes de helicóptero. 
A delegada Ana Cristina Feldner indiciou dois tenentes do Bope por homicídio triplamente qualificado e outros três policiais militares por tentativa de homicídio já que outras três pessoas quase morreram também em consequência do tal treinamento. Com base em depoimentos de testemunhas ela disse que as vítimas foram submetidas seguidamente a "caldos" de cinco minutos de duração, tempo bem superior ao recomendado, entre outras formas de violência.
Fica ainda mais chocada de ver os comentários sobre a notícia sobre o caso veiculada no Diário de Cuiabá: metade critica a delegada de forma agressiva e defende o tipo de "treinamento".  Se esses policiais fazem isso com um colega imagine o que não fazem com cidadãos suspeitos? E quem ninguém venha dizer que a violência resolve o problema da (in) segurança pública: se fosse assim Cuiabá, Mato Grosso e o resto do Brasil seriam um paraíso de tranquilidade. Não são.

Nenhum comentário: