quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cidades quentes

Enquanto aguardo atendimento numa loja da TAM leio uma notícia interessante no jornal Diário de Cuiabá de ontem: de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia, Cuiabá foi a terceira cidade brasileira onde fez mais calor em pleno inverno.
Advinhe
quem ficou com o primeiro lugar? A minha querida e quente Corumbá, em Mato Grosso do Sul, secundada por outra cidade mato-grossense, Canarana ( cerca de 820 km a nordeste da capital). De acordo com o Inmet, a população corumbaense enfrentou uma temperatura de 41,1º C em pleno "inverno". Parece até mentira.
Pronto, está explicado por que eu me sinto tão "à vontade" no calor cuiabano: nasci e vivi dois anos na cidade campeã em calor, Corumbá! Depois disso, morei no Rio de Janeiro, que não é exatamente um exemplo de cidade fria, e me mudei para Cáceres (210 km a sudoeste de Cuiabá)., onde morei por quase 15 anos.
Uma das conversas mais recorrentes entre cuiabanos e cacerenses é discutir qual é a cidade mais quente. Há controvérsia, mas pelo menos neste inverno Cuiabá ganhou de Cáceres nesse quesito. Porém, podem ter certeza de que Cáceres também é muito quente, sobretudo, nos meses de setembro e outubro.
Apesar dos pesares, eu ainda prefiro o calor que o frio intenso, embora respire aliviada quando bate um ventinho mais frio em Cuiabá, como ontem.

Nenhum comentário: