segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De mau gosto

Li uma matéria ontem no jornal Diário de Cuiabá que falava sobre o percentual de pessoas que saiu das prisões de Mato Grosso há pouco e voltou ao crime. A reportagem repete o que todos nós sabemos: há poucas oportunidades de trabalho para ex-presidiários, etc, mas não vai fundo em outra vertente do tema, que acho ainda mais grave.
As cadeias, em geral, são fábricas de bandidos. A violência policial e a própria violência das condições às quais os presos são submetidos só degradam a situação humana.
Não vou ficar aqui repetindo uma linha de pensamento (da qual muitas pessoas discordam, aquelas que acham que criminosos têm mais que apanhar e apodrecer na cadeia). Aliás, nem sei por que fui me meter nesse vespeiro. Mas, apesar de todas atrocidades cometidas por ladrões, continuo pensando que o nosso sistema prisional só reforça o lado pior das pessoas.
De modo geral, vivemos numa sociedade em que a violência vai ficando banalizada e onde o respeito pelo outro - pela versão do outro, pela história do outro - vai ficando esquecido.
Para terminar vou relatar um fato contado por uma colega que foi a uma festa temática em Cuiabá, no último fim de semana (Ploc/ anos 80). Houve um concurso de fantasias e a dupla premiada - pasmem! - se inspirou no caso do ambulante espancado e morto por seguranças de um shopping de Cuiabá. Mesmo que os fantasiados quisessem fazer uma denúncia da violência do caso, já seria um gesto de gosto duvidoso devido ao contexto (festa, fantasia, alegria), mas, pelo que a moça relatou, não houve qualquer intenção de denúncia. Os caras simplesmente acharam legal desfilar com um chapelão (marca registrada do ambulante Reginaldo) num carrinho empurrado por um segurança, numa alusão ao fato da vítima ter sido retirada do shopping num container.
Segundo minha colega, a premiação da dupla foi super vaiada pelos outros convidados da festa e, diante da reação do público, o apresentador ainda quis botar na boca dos fantasiados alguma justificativa para tamanho mau gosto.
E por falar no caso Reginaldo, os jornais nunca mais trataram do assunto, como é inevitável acontecer. Um dia, talvez, ficaremos sabendo que os acusados foram soltos e já estão trabalhando em algum estabelecimento, provavelmente espancando mais gente por aí em nome da suposta "segurança".

13 comentários:

José Amaral disse...

Não sei a intenção deles, mas fizeram com que fossem vistos até por jornal de grande circulação e ta feito mais um protesto, onde nem se fala mis do caso os irmão conseguiram lembrar sem apelar. Nem eu lembrava mais do caso. Lamento a perda do rapaz mais creio que ele foi lembrado de uma forma mais alegre. Ai eu pergunto, qual o desfecho do caso? Quem ta preso? Por quanto tempo?

Verônica Vason disse...

Desde de quando alguém pode julgar o gosto da criatividade? No mundo em que vivemos todas as tragédias são repercurtidas em comédia... Filmes de grande audiência mostram guerras de forma liberada e engraçada... será que isso só deu essa percursão pq foi local???? Será q ninguém nunca rio com o quadro do casseta e planeta o BARRACO DO OSAMA????... Quero lembrar que o próprio se responsabilizou pela morte de milhares de americanos... será q vc também postou sobre todas as mascaras de osama que foi vendida???? ou nao "doeu" por nao serem CUIABANOS? parem com sensacionalismo hipocritas e vão trabalhar com matérias de verdade...

Leandro B. disse...

achei original. Vivemos em um país democratico com direito de expressão.

Jane disse...

Não sei se o mais triste foi o que li sobre o concurso de fantasias ou os três comentários aqui feitos.
Eu,que moro no Rio de Janeiro e soube desse lamentável crime pelo Jornal Nacional,não consigo esquecê-lo. Um dos seus leitores diz que nem se lembrava mais do caso, outro diz que se trata de sensacionalismo hipócrita. Infelizmente o que vemos é a aceitação e a banalização da violência. Que tipo de pessoas lêem o seu blog?
Quanta insensibilidade!

Dete disse...

Mundo muito triste este, em que a violência é encarada como piada e as pessoas que não a levam a sério são consideradas criativas.

Martha disse...

Eu não poderia deixar de comentar o meu post mais controverso desde o início deste blog.
Viva o direito de expressão e a possibilidade de troca de opiniões!
Expressei o meu ponto de vista e continuo achando de mau gusto a alusão num espaço festivo (com temática dos anos 80) a um assassinato covarde e sem motivação alguma a não ser a violência e a imbelicidade daqueles que usam da força e o poder para sublimar seus instintos mais perversos.
Eu me pergunto: será que o autor da ideia faria o mesmo se Reginaldo (a vítima) fosse seu irmão ou amigo?

Marcos Menezes disse...

Tenho certeza que em momento algum, os autores da fantasia tiveram a intenção de ridicularizar ou debochar do caso Reginaldo.
Acho que esse tópico deveria abordar o assunto de outro ponto de vista, como: "Vergonha cuiabana vira tema de fantasia".
Até onde sei, os acusados estão presos, mas sem um julgamento.
Então, antes de jogarmos pedras, vamos organizar a fila.

Alvaro Peixoto disse...

É Matha você tem razão eles devem ter feito isso, lembrar de um caso trágico de outra forma, por não serem da família, ou amigos da vitima "e não tomarem as dores", pois se fosse com minha família ou amigo, eu faria bem melhor, poderiam linchar os seguranças em praça publica, fazer justiça com as próprias mãos, taca fogo em ônibus entre outro atos de revolta, mas não os caras mandaram bem sim. E vai uma dica estava eu olhando seu blog desde 2008, 95% dos seus posts não tem comentários, ou seja, não são muito interessante, ha blogs muito mais comentados que o seu e que tratam de assuntos semelhantes, pois isso procure posts mais interessantes. Quem sabe assim consegue entreter seu publico.
Eu li no jornal AGAZETA, eles pediram desculpas as família da vitima, e creio que foi aceita e não era a intenção deles porque eu estava na festa e eles davam doces, tiravam fotos com varias pessoas e tinha placas de que referenciavam por paz.
“...Porque não vejo ninguém fazendo em um blog, condenando os policiais o shopping o segurança. Porque ninguém protesta contra isso, será que o que eles fizeram não foi bom pra lembrar-se do ocorrido. Não deixar a população se esquecer do que aconteceu. Alias porque não investigam melhor o caso...”

Anônimo disse...

Nossa Alvaro, você ta pegando algum dos dois? Huhauahuahauha

Jane disse...

Sigo apenas os blogs que acho interessantes e bem escritos e raramente faço comentários porque seriam sempre elogiosos e repetitivos. Não creio que se possa avaliar a qualidade de um blog pela quantidade de comentários. Para um blog ter comentários do tipo de alguns que apareceram aqui, é melhor não tê-los.

Pedro Alberto disse...

Então Jane vai le jornal, ai vc não precisa comentar...

Martha disse...

Caramba, esse post continua provocando muita polêmica! Eu teria muito o que comentar, mas vou me ater a três pontos.
Primeiro, continuo achando legal que as pessoas expressem sua opinião, mas é importante respeitar a opinião dos outros.
Segundo, no meu comentário de ontem acabei grafando errado a palavra "imbecilidade". Ato falho?
Terceiro, não escrevo este blog para "entreter meu público". Acho que as pessoas têm tantas formas de entretenimento mais interessantes ... E, afinal, quem é meu público? Confesso que quando comecei este blog questionei o motivo de mantê-lo num mundo de tantos blogs e tantas opções de leitura para o público na internet. Cheguei à conclusão na época que o blog tinha se tornado um espaço de expressão. Trabalho numa revista de agronegócio onde naturalmente preciso escrever sobre determinados assuntos. Eu queria falar sobre outras coisas: cidades, violência, sentimentos, dores, amores, música, cultura, do ponto de vista de uma pessoa que mora em Cuiabá, Mato Grosso, e tem uma determinada história de vida que determina minha visão do mundo. Então toquei em frente e estou muito feliz com minha decisão.

Marcos Menezes disse...

Blog fail!