sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Questão de sorte - ou azar?

Hoje, enquanto caminhava no Parque Mãe Bonifácia fui elocubrando um pensamento que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos ver se dou conta.
Tudo na vida pode ser analisado sob dois pontos de vista, até a morte. Quando alguém morre depois de sofrer muito, as pessoas dizem: "Ele/ela descansou", portanto, teve sorte por ter descansado, mas teve azar porque ficou doente ou sofreu algum acidente grave.
Anteontem aconteceu um episódio estranho logo que cheguei no Chorinho (o bar Choros & Serestas) . O lugar estava vazio e, quando eu passava, um dos garçons, meio estabanado, baixou o braço depois de arrumar o ventilador e, sem querer (obviamente), bateu no meu rosto. Na hora, levei um susto e ele não sabia o que dizer para se desculpar, mas minha grande preocupação era com minha lente de contato porque vi que a do lado esquerdo tinha saído.
Essa lente (sozinha) me custou R$ 700. Eu senti que ela não estava no meu olho e fiquei apavorada porque o lugar não é exatamente claro. Falei pro garçon: "Não se mexe", mas senti que ele não ia poder me ajudar muito a encontrar a lente. Nisso, olhei pra direita e vi a danadinha na minha blusa. Peguei, fui ao banheiro, lavei-a com o produto adequado (que sempre levo na bolsa) e voltei pro bar. Meu nariz ficou meio vermelho por causa do safanão, mas eu só conseguia pensar na alegria de ter encontrado minha lente.
Voltando ao tema do início: tive sorte ou azar? Depende do ponto de vista. Tive azar de passar exatamente na hora em que o rapaz baixou o braço, mas tive sorte pelo fato da lente ter ficado na minha blusa.
Pensei nisso também por causa da batida que levei há algumas semanas: tive azar de estar parada e outro carro bater na minha traseira. Levei susto, fiquei preocupada, etc. Tive sorte pelo fato da pessoa responsável pela batida ser super correta e ter me deixado tranquila quanto ao ressarcimento do meu prejuízo.
A vida é feita de coisas boas e ruins. Se a gente for cristã, espírita, budista, evangélica, etc, sempre vai encontrar na fé consolo para os acontecimentos e ver na solução o dedo de "Deus" (seja quem for).
Pessoas negativas (às vezes, eu me incluo entre elas) tendem a maximizar as coisas ruins e se sentir perseguidas, injustiçadas; pessoas positivas (às vezes, eu me incluo entre elas) tendem a enxergar essas coisas como fatos da vida, que devem ser encarados com a maior naturalidade possível.
É difícil às vezes manter o otimismo e consegui realmente acreditar na sorte e que há males que vem para o bem. Mas se a gente não acreditar, só fica pior, né?

4 comentários:

Osvaldo Tancredo disse...

Cuidado. Você está pisando na teoria da relatividade...
Você desconhece o que é amizade se não conhecer aversão. Ao gostar de todo mundo, todo mundo lhe é indiferente. Oscar Wilde

Legal sua reflexão!
Beijo

Martha disse...

Bacana seu comentário, Osvaldo!
Tive que ler e reler para entender e assimilar melhor a mensagem.
Queria compreender melhor o que vc quis dizer com: "Cuidado. Você está pisando na teoria da relatividade".
Bjs

Osvaldo Tancredo disse...

tava zoando... pois tudo é relativo, como você mesmo diz no texto ...depende da intensidade da miséria ou da fartura ...rs

Osvaldo Tancredo disse...

P. S.: pisando no terreno da teoria da relatividade