quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Decepção

Hoje está difícil manter o bom humor. A primeira manchete que li foi sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que revogou a cassação imposta pelo TRE-MT aos deputados Pedro Henry (PP) e Chica Nunes (DEM).
Com isso, Henry poderá continuar como deputado federal, já que foi reeleito na eleição de 3 de outubro.
Nem sei se vale a pena comentar o assunto. O que posso dizer de novo sobre isso? Que estou indignada? Que não acredito na justiça? Que a Lei da Ficha Limpa já era (afinal, anteontem o deputado Paulo Maluf também conseguiu se safar)?
A única coisa que quero registrar além da minha tristeza e decepção é que a culpa maior de tudo isso, na minha opinião, é do STF, que ficou em cima do muro e não barrou a candidatura dos enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
Os correligionários do grupo beneficiado provavelmente diriam que o tempo provou que o STF tinha razão, já que muitos candidatos que ficariam fora das eleições acabaram eleitos pelo povo e hoje podem assumir o mandato que lhes foi delegado pelo povo.
Então tá, a culpa é do "povo" - quem é o povo? - que elegeu um monte de gente que há anos se beneficia das artimanhas mais repulsivas da politica brasileira. Assim fica realmente difícil acreditar em mudanças através das urnas. Talvez o trabalho tenha que ser por outras vias, mais sutis (educação no sentido mais amplo e profundo da palavra, já que não acredita no caminho das armas).
Uma pequena ironia, a única coisa boa de Henry assumir o seu cargo é que Mato Grosso deixa de correr o risco, acredito, de tê-lo como secretário de Saúde, como estava sendo cogitado. Já pensou o estrago que ele faria?

PS. Acabo de saber que o TSE também anulou a condenação do Anthony Garotinho (PR) pelo TRE-RJ. 

Nenhum comentário: