quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

De carro quase novo

Caramba, já estamos em dezembro e assim vou terminando o meu terceiro ano de blogueira. Nesse meio tempo conheci outros malucos como eu (o Akira, o Eduardo Lara Resende, o Pedro du Bois, entre outros) e fui me aproximando de outros que conhecia de outros carnavais (como a Lolo do Coisas da Vida, o Lorenzo do Tyrannus, o Gabriel do Bar do Bugre, a Terezinha do Roça de Livros) e do povo blogueiro da família (Dete do Brazilian Soul, Valéria dos Meus Quipus e Bel do Diário de Marias).
"Blogar" é bom demais. Ajuda a botar os pensamento no lugar e a descobrir novas formas de ver velhas coisas. Ajuda também a diminuir a solidão - uma palavrinha que não anda combinando muito comigo ultimamente.
Hoje, por exemplo, não tive tempo de atualizar o blog durante o dia, mas queria muito compartilhar uma coisa bem legal que aconteceu: mandei pintar meu carro. Parece bobagem, mas é tão significativo para mim.
Há anos meu carro está feio, muito feinho mesmo. Já comprei-o com a pintura meio feia, mas o negócio era bom e eu tinha muita pressa de comprar um carro de segunda mão na época, já que o meu estava de um jeito que me obrigava a chegar a chamar o socorro até duas vezes num mesmo dia.
Com o tempo o Paglio foi ficando cada vez mais feinho e era como um símbolo da minha decadência financeira, sem querer fazer melodrama.
Várias vezes quando eu via aquelas propagandas sobre carros na TV eu me sentia tentada a correr numa concessionária no dia seguinte para trocar o meu. Mas aí pensava nas prestações a pagar e me segurava.
Quando eu reclamava do meu carro para o meu querido mecânico (na verdade são dois, pai e filho, uns amores), ele dizia que meu carro estava ótimo. Eu ficava mais consolada, mas nem por isso deixava de ter vergonha do meu carrinho.
Pois esta semana tive que ir ao lanterneiro (ou funileiro, como chamam por aqui) para arrumar a traseira do carro (uma moça muito legal bateu nele e não só se comprometeu a pagar o serviço como já me passou o dinheiro). Resolvi perguntar quanto ele cobraria para pintar o carro já que não tenho a intenção de trocá-lo no momento. Achei o preço bem muito razoável e o tempo que ele me pediu para fazer o serviço me pareceu ainda mais razoável.
Como boa "carioca" tenho trauma de lanterneiro, mas botei fé no Seu Armando, profissional recomendado por Seu Jair e seu filho Marcos (os mecânicos). Passei três dias andando de ônibus (só saí para fazer o indispensável) e ontem, no final da tarde, fui buscar o carro (de ônibus). Aprendi que é possível ir do bairro Goiabeiras à Morada do Ouro de ônibus sem fazer baldeação - um conhecimento bastante útil, inclusive porque o ônibus passa em frente ao Shopping Pantanal.
O carro ficou sinplesmente lindo! Parece outro. Fiquei muito satisfeita com o serviço. Na hora que fui pegar tinha um cara que trabalha perto da oficina mostrando o meu carro pro outro e sugerindo que pintasse o da sua mulher com a mesma cor.
O meu carro é 2000, mas estou me sentindo como se estivesse num zero quilômetro. Os pneus estão novos e a parte mecânica parece estar ok. Estou andando com cuidado redobrado nesta cidade de trânsito maluco onde toda hora tem uma batida. Hoje mesmo teve uma porrada aqui na esquina da minha rua e o pior é que os sinais do cruzamento continuam defeituosos.
Todo cuidado é pouco com meu carrinho lindo. Agora tenho que correr atrás de mais trabalho para pagar mais essa conta. Qualquer coisa eu vendo o carro. Tomara que eu não precise chegar a esse ponto.

5 comentários:

Dete disse...

Oi Martha,
Umas das melhores coisas de estar de volta aos EUA é poder ler os seus posts novamente. Estamos distantes, mas sinto que estamos perto quando os leio. E que prazer me dá seguir suas crônicas da vida cotidiana, tão variadas e inspiradas. A gente nunca sabe o que vai encontrar no seu blog no dia seguinte. Coisas de escritor competente. Bjs.

Martha disse...

Obrigada, Dete!
Às vezes acho que é coisa de quem não tem o que fazer ou não quer encarar a realidade.
De qualquer maneira, valeu! Obrigada mesmo.
Bjs

Jane disse...

Oi, Martha
Estou com saudades do ...!(Esqueci o nome com que eu o batizei). Ele deve estar mto lindo! Qual é a mova cor que vc escolheu para ele? Bjs.

Blog do Akira disse...

Martha
Parabéns pelo terceiro ano do "Cá entre nós".
A leitura do seu Blog é um prazer que renovo quase que diariamente, onde encontro sempre o bom humor, o equilíbrio e a poesia na dose exata das suas crônicas, sejam sobre o cotidiano mais próximo ou sobre os grandes temas nacionais.
Aliás, voce tem o poder de aproximar com uma linguagem clara, simples e lúcida, os grandes temas ao dia a dia de cada pessoa. E essa simplicidade me encanta.
Parabéns também pela pintura do carro, o que sempre dá uma levantada na autoestima e no astral.
Um abraço do Akira.

Martha disse...

Muitíssimo obrigada a todos (Dete, Jane e Akira). De verdade!
Volta e meia me pergunto se não deveria aproveitar cada minuto do meu dia (inclusive esses que uso para escrever o blog) numa atividade rentável em termos financeiros.
Ler comentários como o do Akira (que "conheci" através do cáentrenós) faz acreditar que vale a pena continuar me dedicando ao blog e que devo fazer alguma diferença nesse vasto mundo virtual.
Quanto ao carro (Geraldinho) continua lindo e verde!
Um grande abraço.