quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hora de agradecer

Hoje quando comia um almoço delicioso num restaurantinho ao lado da oficina (fui pagar o mecânico, o grande sr. Osvaldo, que me recebeu com tanto esmero na ausência de seu patrão, sr. Jair, mas a oficina estava fechada, por isso resolvi dar um tempo e aproveitei para almoçar), pensei que estava na hora de agradecer.
Mentalmente fui escrevendo o post de quase fim de ano, mas aí cheguei em casa, estava calor demais e fui resolver um problema do meu celular (Oi). Depois de meia hora, vários telefonemas, atendentes (alguns muitos solícitos, outros nem tanto), cheguei à conclusão que fiz uma grande besteira (que não vem ao caso agora) e perdi a vontade de agradecer.
Preferi caminhar no parque, esfriar a cabeça e deixar o post para mais tarde. Chegou a hora. 
2010 não foi um ano fácil para mim, nem o que chamaria de maravilhoso.  Mas, certamente tenho muito que agradecer.
Em primeiro lugar, à minha família e nela incluo algumas pessoas que são minha família também, mas das quais eu me aproximei por causa do meu segundo ex-marido e principalmente das minhas filhas. Que bom que o fim da relação conjugal não me afastou de algumas pessoas.
Quanto à minha família de sempre, aquela à qual sempre me refiro aqui, nem preciso me estender muito. Ela está sempre presente, apesar da distância física, e sei que sempre poderei contar com todos, cada um de acordo com sua disponibilidade financeira e sobretudo emocional. Fico feliz que a gente se ame e se proteja tanto, embora eu seja sempre a mais protegida.
Agradeço ao pessoal do Chorinho, que me acolheu em Cuiabá e que é uma espécie de minha segunda casa nesta capital calorenta. Agradeço os momentos de boa música, o espaço para dançar (coisa que adoro fazer), cantar, paquerar, namorar, conhecer gente bacana, para ser feliz.
Agradeço ao Madrigal do Avesso que me acolheu este ano e que espero ver deslanchar em 2011.
Agradeço à equipe da revista Produtor Rural, especialmente ao Sérgio, meu ex-chefe, pelos bons momentos e outros nem tanto; pela oportunidade maravilhosa de conhecer este Mato Grosso lindo e tanta gente que me enterneceu com suas histórias. Agradeço aos meus companheiros de viagem, principalmente aos fotógrafos que compartilharam comigo tantas aventuras e tanta quilometragem (né, Zé Medeiros?).
Agradeço aos meus amigos que moram em Cuiabá e que dividem momentos alegres e tristes, caminhadas, almoços, a cervejinha bem gelada e outros momentos. Não são tantos assim, mas prefiro não nomear para não cometer injustiças.
Agradeço aos amigos que não estão em Cuiabá, mas que estão sempre no "entorno". A vida já me ensinou que amigos (os verdadeiros) vão e voltam mais ou menos como as ondas do mar. Despedidas e afastamentos são tristes, mas os reencontros quase sempre são deliciosos.
E finalmente agradeço às minhas filhas Diana e Marina - dois presentes. É claro que brigo com elas e me inquieto com suas inquietações e imperfeições, na vã esperança de que não cometam os meus erros que a mãe. Nem por isso deixo de amá-las profundamente.
Amanhã, se tudo correr bem, falarei sobre meus projetos e desejos para 2011. Não custa sonhar e desejar. Faz parte do jogo da vida.

PS. Agradeço aos meus leitores e/ou seguidores deste blog. Eles dão um sabor especial a este vício, que não faz mal a ninguém.


2 comentários:

Dete disse...

Martha,
Como amiga, sobrinha e leitora, queria agradecer por você nos dar o privilegio de acompanhá-la, pelo seu blog, no seu dia-a-dia. Através dele, viajamos com você, sofremos com seus problemas com encanadores, carros, saúde, nos revoltamos com a política mesquinha que você descreve tão bem, vibramos com suas vitórias profissionais, torcemos para que seus empreendimentos dêem certo, e nos questionamos seguindo as reflexões da sua mente inquieta. É muito bom saber que podemos ler seu blog quase todo dia e que ele sempre nos mostrará uma visão diferente do mundo. Parabéns por ter criado este espaço tão bonito onde as suas inquietações se tornam um pouco nossas também. Desejo que 2011 lhe traga muita inspiração e sucesso em todos os níveis. Bjs, Dete

Martha disse...

Dete, estou saboreando suas palavras desde a primeira vez que as li, mas nem ousei comentá-las com medo de parecer boba ou piegas.
Enfim, o que posso dizer? Só agradecer seu carinho e força constantes, por me entender tão bem (ou pelo menos procurar), por torcer tanto por mim.
Tem dias que eu penso que não tenho nada a dizer e queria seria melhor interromper o blog. Pra quê? Por que? Mas, aí (deixa eu ser piegas de vez em quando) eu penso em Saint Exupéry e naquela história de que somos responsáveis por aquilo que cativamos.
E sigo em frente. A gente não tem que ser brilhante sempre, às vezes a gente pode ser apenas humana.
Bjs. Muitas felicidades e inspiração pra vc também!