sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Terra de oportunidades

Acabo de ler (http://www.24horasnews.com.br/) que Mato Grosso é campeão em número de assaltos a caixas de bancos. Segundo o site citado, a Polícia registrou até agora 109 ataques a caixas eletrônicos. De acordo com o Sindicato dos Bancários de MT, foram 16 assaltos com refêns.
Gostaria de hoje poder veicular uma notícia boa, mas é nosso papel - como cidadã, jornalista - alertar, chamar a atenção. A segurança pública, apesar da propaganda do governo estadual, é muito precária no estado que, infelizmente, não se destaca apenas na produção de grãos, carne bovina, etc, etc.
Sabendo da precariedade da segurança no interior (onde o efetivo da polícia é reduzido, etc) e, ao mesmo tempo, tendo informações sobre datas de pagamento, liberação de dinheiro, as quadrilhas atuam com certa desenvoltura em Mato Grosso, como demonstram os recentes assaltos a cidades como Denise, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, etc.
Com a pressão policial em outros estados, como está acontecendo no Rio de Janeiro, é natural que os bandidos reconhecidos pela sociedade como tal (tem os outros "oficiais", mas quanto a esses não há muio o que fazer, por enquanto) busquem outras alternativas de "renda".
Uma das coisas que me lembro bem do livro "Abusado" do jornalista Caco Barcelos é isso: se a polícia fecha o cerco em torno de uma atividade, quem vive do crime simplesmente vai buscar outra (também ilícita, é claro). Às vezes, os criminosos são obrigados a agir em outros estados (ou até outros países).
Tudo muito profissional e organizado.
Mato Grosso é realmente é a terra das oportunidades.

Nenhum comentário: