sábado, 3 de janeiro de 2009

Dona Baratinha

Este é o primeiro post do ano. Ele deveria ser especial. Se eu tivesse começado a escrever há cinco minutos, provavelmente, ele seria bem diferente, porque meu espírito era um, mas agora depois do telefonema que acabei de receber, meu espírito é outro.
Tinha combinado de sair com um cara que conheci há duas semanas e ele me ligou com a desculpa de que vai ver um amigo que chegou de não-sei-de-onde e vai não-sei-pra-onde e por isso acha melhor deixar nosso encontro para amanhã.
Minha vontade foi dizer: "eu não acho e estou decepcionada", mas nessas situações fico como um personagem cômico que diz "ah é?" e não consegue expressar seu sentimento.
Tenho pensando sobre essa coisa de se apaixonar. Adoraria me apaixonar, mas não sei se ainda tenho saco pra sofrer, esperar pelo outro, num mundo em que as pessoas são tão pouco transparentes.
Sempre tive vontade de contar uma versão moderna da história da Dona Baratinha, aquela que cantava: "Quem quer casar com a senhora Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha". Ela acaba eliminando os pretendentes que fazem algum tipo de ruído, cantando: 'Deus me livre de tal moço berrando dessa maneira, terei medo noite e dia, terei medo a noite inteira". E acaba optando por Dom Ratão, um folgazão, que sempre me pareceu mais interessado no dinheiro da Dona Baratinha e nos prazeres da carne (ele cai na panela do feijão na véspera das bodas). E Dona Baratinha volta a seu canto triste e solitário na eterna busca de um pretendente.
Se eu fosse me casar, eliminaria muitos pretendentes pelo ronco (não conseguiria dormir ao lado de um homem que roncasse). Por isso, acho que não tenho vontade de dividir minha casa com um homem, preferiria que cada um tivesse a sua casa. Se a Dona Baratinha fosse uma barata moderna, poderia optar por essa forma de casamento e quem sabe seria feliz para sempre.
A propósito de baratas, apesar de toda minha simpatia por Dona Baratinha, sempre tive e continuo tendo pavor de baratas.

2 comentários:

yeda disse...

Marthinha, ADOREI, como td que vc escreve. Retrata nossos desejos, angústias, incertezas....
que vc possa em 2009 encontrar sua cara metade, e ser muiiiiiiiito feliz!Estou de mal a pior no meu relacionamento conjugal. Não sei o que é pior ficar sozinha ou mal acompanhada......
Saudades.......................

Martha disse...

Saudades ...