quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Planos

Ontem, quando voltava para casa, vi um carro estacionado numa calçada onde não sobrava espaço para passagem de pedestres, numa rua muito movimentada e de mão dupla. Ou seja, o pedestre que se dane e vá disputar espaço com os veículos no asfalto, seja ele adulto, velho, cadeirante, mãe com bebê.
Essas coisas me irritam muito. Fala-se tanto em civilidade, mas é impressionante o que a gente vê nas ruas de uma capital como Cuiabá. Muito lixo, terrenos baldios cheios de mato, motociclistas utilizando as calçadas, pedestres atravessando a poucos metros das faixas e dos sinais, motoristas que não respeitam faixas, nem sinais ...
A gente sabe que em algumas capitais e cidades do chamado "primeiro mundo" não é assim. Sei que há coisas bem piores (aqui e lá) em termos de desrespeito à vida humana, mas gostaria muito como jornalista e cidadã de contribuir para que as pessoas tivessem um pouco mais de respeito pelo direito do outro.
Gostaria muito de transformar este blog num espaço para denunciar essas formas de abuso e/ou desrespeito. Eu queria ter uma máquina digital à mão para documentar esses flagrantes e denunciá-los. Talvez isso seja um resquício da minha veia de repórter de Geral, o nome pelo qual era conhecida a Editoria de Cidades nos grandes jornais de antigamente.
Para isso seria importante dar mais visibilidade ao blog, torná-lo menos pessoal e familiar. Tenho esse desejo e pretendia ir atrás de sua concretização ao longo de 2008, mas outros fatos relacionados ao trabalho (ao meu ganha-pão) me impediram de tomar qualquer iniciativa nesse sentido. O desejo, entretanto, segue vivo.

Nenhum comentário: