segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Melancolia

A melancolia de segunda-feira toma conta de mim. Procuro me concentrar no trabalho, manter meu astral alto, mas a leitura dos jornais de Cuiabá acabe derrubando meus esforços.
Acompanhem essas manchetes do jornal "Diário de Cuiabá" e vejam se não tenho razão: "Motorista que bebeu atropela um bebê", "Superlotação é só um dos problemas", "Tráfico está cada vez mais cruel", "Quadras esportivas em más condições" e "Mato Grosso peca na recuperação de usuário de drogas" (esta última é do site 24horasnews).
Vamos pensar juntos: a sociedade e principalmente, nesse caso, o poder público que deveriam oferecer condições de lazer e de esporte para a população de baixa renda não cumpre seu papel; os jovens de periferia que se tornaram usuários de drogas (os mais ricos sempre têm mais condições de buscar outras formas de atendimento) não conseguem ser recuperados, já que os centros de atendimento público estão jogados às moscas, de acordo com a reportagem; encontram a crueldade do tráfico (que não perdoa dívidas e se alimenta de violência) e, se forem presos, ficam amontoados como animais em locais superlotados, sem água, condições mínimas de higiene, etc.
Dá para esperar o que dessas pessoas? Que se tornem cidadãos exemplares?
Bom, ficou de fora o caso do motorista. Falar o que sobre isso? Diz a reportagem que o cara estava em alta velocidade, perdeu o controle do carro quando passava num quebra-molas e acabou atropelando pai e bebê que iam de bicicleta por volta de meia-noite. O bebê teve muitas fraturas e está internado em estado grave.
Sei que preciso fazer alguma coisa em relação a tudo isso, mas me sinto extremamente impotente.

Nenhum comentário: