segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Faxina

Ontem aconteceu uma coisa estranha: pensei que tinha resgatado um texto bem legal que estava na pasta de rascunho, mas para minha decepção ele não foi publicado e também sumiu da pasta de rascunho. Vai ver que eu deleitei em vez de publicar ... Vou ver se uma hora consigo resgatá-lo na minha cabeça.
Tive um fim de semana de recolhimento: li, arrumei armário, trabalhei ... Por incrível que pareça, até que foi legal! Parece clichê, mas a gente precisa de vez em quando ficar sozinha até pra ver se gosta da própria companhia. Eu gostei da minha ...
Entrei numa de arrumar um armário do escritório para abrir espaço para minha filha guardar as coisas de faculdade. No meio da (des) arrumação quase pirei! Como colocar tudo que tirei de uma prateleira numa outra que já estava cheia de coisas? Mas, aos poucos, fui jogando coisas (fiz uma pilha), organizando, guardando em outros lugares e acabou dando certo.
Fiquei tão orgulhosa do meu trabalho! Nesse meio tempo encontrei tanta coisa bacana: textos usados nos meus cursos na Unemat, depoimentos de alunos, textos que eu mesma escrevi como o relatório da minha traumática viagem de intercâmbio pelo Rotary em 1997.
Fiquei com saudades de tudo: dos meus alunos do curso de francês, de inglês instrumental e, principalmente. do pessoal da literatura inglesa e norte-americana. Foram cinco anos de aulas e como aprendi nesse período! Tive que ler tanto, ir atrás de livros, vídeos para meus alunos e, sobretudo tive que descobrir uma forma de motivar estudantes, que vinham cansados para aula à noite depois de um dia de trabalho (alguns viajavam horas), para autores que a maioria desconhecia, com um agravante: quase todos sabiam muito pouco inglês.
Fiz um trabalho bacana, modéstia à parte, e (re) descobri juntos com eles o prazer de conhecer e ler muitos escritores, como Dickens, Shakespeare, Jonathan Swift, Robert Frost, Emily Dickinson, Charlote Bronte.
Ensinar é muito bom porque como diz Guimarães Rosa, através do personagem Riobaldo de "Grande Sertão Veredas", "mestre é aquele de repente aprende".
Depois de rever todo esse material, fiquei com a sensação de que estou emburrecendo.

Nenhum comentário: