segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Estado de espírito

Hoje estou fazendo um esforço enorme para me animar e seguir em frente. Não há razões objetivas para meu desânimo. Aliás, na minha opinião, temos (quase) sempre montes de razões para estar animada e um igual número para não estar. O que define nosso estado de espírito? Por que algumas pessoas estão sempre rindo, pra cima, independentemente do que lhe acontece, e outras sempre parecem infelizes, carrancudas?
O mesmo fato objetivo pode ser encarado de forma diferente pelas pessoas. Um pneu que fura no meio do caminho pode ser visto como um grande azar ou apenas um pneu furado que deve ser trocado o mais rápido possível. Até uma doença grave é encarada de forma diferente por pessoas, às vezes, da mesma família.
Não sei se isso é genético, cultural, pessoal ou um pouco de tudo. Só sei que gostaria muito de não ser assim. Ou melhor, gostaria de pertencer ao time dos otimistas, daqueles que sempre têm um sorriso nos lábios e um olhar compreensivo para o resto da humanidade.
Ah não me venham dizer que isso é uma questão de ter ou não ter Deus no coração. Conheço pessoas de "fé" ou praticantes de alguma religião nos dois lados.
Talvez seja isso que chamam de evolução: a capacidade de relativizar, de encarar a vida de uma forma positiva, de perdoar, não guardar mágoas ou rancores, de compreender, de não ter inveja e não achar que o quintal do outro é mais florido.
Da minha parte, posso dizer que tenho feito o maior esforço para não guardar ou alimentar sentimentos ou pensamentos ruins. Pode ser até que as pessoas mais sofridas tenham um potencial maior para a arte, seja a literatura, a música ... Mas, eu prefiro ser feliz aqui e agora, procurar fazer as pessoas que me cercam felizes e buscar transformar as coisas boas em arte.

Nenhum comentário: