domingo, 9 de agosto de 2009

O maior pé de soja solteiro do Brasil

Domingão, dia dos Pais, e cá estou em Sinop, a "capital" do Norte de Mato Grosso. É uma cidade bonita e na frente do hotel onde nos hospedamos, Ucayali - outro nome indígena, cujo significado ainda não sei - tem uma praça bonita, onde vi jovens reunidos no final da tarde. Mas, agora, apesar de estar no quarto fechado e com o ar condicionado ligado, ouço o som do pancadão, provavelmente vindo de algum carro da moçada. Argh!
O meu dia foi bastante rural, embora tenha almoçado na cidade numa cantina italiana, onde pretendemos comer algo daqui a pouco. Saímos de Sorriso não muito cedo e viemos parando para que o Zé - o fotógrafo José Medeiros - tirasse fotos das obras na BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA) e é estratégica para o agronegócio mato-grossense.
Fomos direto para Santa Carmem, município situado a 32 km de Sinop, onde conhecemos e fotografamos o "maior pé de soja solteiro" do Brasil. Imagine se fosse casado! Maiores detalhes dessa e outras histórias poderão ser conhecidos na reportagem que estou fazendo para a revista Produtor Rural.
A ideia era almoçar em Santa Carmem e nosso anfitrião, o secretário de Agricultura local, nos largou na porta de um "restaurante" e ficou de nos encontrar mais tarde (afinal, era Dia dos Pais). Só que a dona disse para nós que não tinha mais comida (detalhe: era meio dia). Outros restaurantes vistos no caminho estavam estranhamente fechados e por isso o jeito foi voltar para Sinop.
Mais tarde o secretário me ligou tentando me convencer a deixar a reportagem para amanhã, porém já tínhamos assumido outros compromissos em Sinop para amanhã e resolvemos ir sozinhos a um assentamento rural onde alguns agricultores familiares estão tendo sucesso num plantio de pepino para conserva. Foi muito legal! O Zé fez fotos maravilhosas (pra variar) e encontrei bons personagens, gente rodada, desgastada pelas agruras da vida e pelo trabalho de sol a sol, porém surpreendentemente feliz e animada com as perspectivas, apesar de todas as dificuldades impostas pela burocracia, pela omissão do Incra, etc.

Nenhum comentário: