quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O crime não compensa ???

Acabo de saber que o empresário Paulo Roberto de Andrade, aquele que enganou meio mundo com a lorota do Boi Gordo - quebrou em 2004 e deu um calote de R$ 2,5 bilhões no mercado -, não será punido criminalmente. O Supremo Tribunal de Justiça anulou a ação penal contra Andrade - segundo OFiltro, o boletim eletrônico da revista Época - e reconheceu sua prescrição.
O crime não compensa? Pode ser que não compense para os pequenos, os ladrões de galinha, mas quanto aos de "boi gordo" não sei não ...
Essa notícia me lembra uma cena assistida anteontem no Jornal Nacional: o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, ensinando outros pastores a "tirar" dinheiro dos fiéis.
Será que os fiéis continuam seguindo a Igreja depois de ver uma cena dessas ou são iguais aqueles personagens de telenovela que continuam acreditando no amante/namorado/marido/sócio, etc depois de mil evidências apresentadas pelos amigos de que ele está aprontando ? (Esse é o caso da personagem da atriz Ingrid Guimarães na novela "Caras e bocas")
Após notícias como essa, sempre me pergunto: o que dizer pra minhas filhas? Tenho certeza de que elas nunca serão capazes de roubar ou mentir para lesar outras pessoas. Mas não basta ser honesto, temos que fazer alguma coisa para dar um basta a essa imoralidade, já que estamos todos no mesmo barco e não dá pra pular fora.

PS. Ia me esquecendo de comentar um outro aspecto dessa história: na matéria do JN sobre Edir Macedo foi ouvido seu advogado, Arthur Lavigne. Eu me lembrei do final dos anos 70/início dos anos 80 quando Lavigne era um dos advogados mais atuantes na defesa dos presos políticos.
PS 2. Acabo de ler no blog do Noblat (www.noblat.com.br) que o ex-presidente e hoje senador (claro, onde mais ele poderia estar?) Fernando Collor de Mello, autor de um único livro não publicado, será eleito membro da Academia Alagoana de Letras. O que diria a respeito o escritor Graciliano Ramos?

Nenhum comentário: