quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cantos de amor e saudade

Eu me toquei hoje de que não aproveitei este espaço ainda para divulgar meu até agora único livro. "Cantos de amor e saudade" é o título do livro lançado em 2005 pela editora Entrelinhas (com recursos da Lei Estadual de Incentivos Fiscais "Hermes de Abreu").
Trata-se da história de Cáceres, cidade do interior de Mato Grosso, onde morei de agosto de 1988 a janeiro de 2003. Uma hora vou falar um pouco mais da minha história pessoal com Cáceres, uma comunidade de cerca de 75 mil habitantes à beira do rio Paraguai. Minha intenção agora é divulgar meu livro, que está à venda nas principais livrarias de Cuiabá.
É difícil elogiar o próprio trabalho, mas muitas pessoas elogiaram muito o livro, de pessoas insuspeitas como o professor Edvaldo Pereira Lima, que hoje coordena um programa de pós-graduação de jornalismo literário (http://www.textovivo.com.br/) a outras mais envolvidas como os próprios moradores de Cáceres.
O importante, para mim, é que fiz um livro reportagem que me deu muito prazer em todos os sentidos. Escrevê-lo me permitiu conhecer intimamente uma pessoa maravilhosa: Estella Ambrósio, que morreu em 2000, aos 93 anos, após o lançamento de uma edição quase doméstica do livro, cujo título original foi "Estrela de uma vida inteira". Permitiu-me descobrir o tipo de trabalho que eu realmente gostaria de fazer sempre: uma coisa bem autoral, que mistura jornalismo (reportagem, entrevistas) e história. Fez também com que eu entrasse em contato com a minha própria história e da minha família.
Enfim, graças a ele posso dizer que já cumpri minha missão na Terra: escrevi um livro, tive filhos e plantei árvores (tudo em Cáceres).

2 comentários:

Unknown disse...

É um belo livro. Li e recomendo.

Martha disse...

Obrigada pela força, Eugênio.