quarta-feira, 23 de abril de 2008

Auto-análise

Este post é mais ou menos uma continuidade do anterior. Um amigo meu me disse que está escrevendo por recomendação do seu terapeuta e eu, como não tenho terapeuta (no momento), estou fazendo uma espécie de auto-análise através deste blog. Vocês, eventuais leitores, são todos meus terapeutas, "ouvintes" passivos ou não das minhas elocubrações.
E o que é mais interessante: descobri hoje que o meu desejo de ser jornalista vem do meu desejo/da minha necessidade de compartilhar. Só que essa inspiração surgiu nos tempos da revista "Realidade", que trazia matérias/reportagens bem autorais, ou seja, com a marca, as impressões do repórter. Infelizmente, quando cheguei ao mercado jornalístico imperava um jornalismo mais objetivo, frio, onde teoricamente o jornalista não devia deixar marcas. Besteira ... Era o tempo do lead e sublead padrão do Jornal do Brasil. Se você quisesse ser um pouco mais subjetivo, o caminho era o segundo caderno. Bem que eu sonhava em escrever no Caderno B (o charmoso segundo caderno do JB), porém lá era um lugar de estrelas e eu, coitada, não ousava desejar um lugar nesse Olimpo. Além disso, tinha um lado meu que achava "menor" fazer matérias de segundo caderno, frias. Jornalista que é bom trabalha na Geral, cobrindo passeata, no meio da porrada, eu pensava.
Ah ... Na verdade sempre lutei contra a camisa-de-força que me foi imposta, mas gostava de compartilhar com meus leitores os fatos testemunhados por mim, as declarações colhidas nas ruas, gabinetes, etc. Por questões pessoais, larguei o jornalismo por 10 anos (época em que me mudei para Mato Grosso) e descobri uma outra forma de compartilhar: ser professora, embora nem sempre meus alunos estivessem a fim de ouvir o que eu estava a fim de partilhar. Mas posso dizer que tive bons ouvintes desde o primeiro dia em que pisei numa sala de aula, no início de 1993. E aprendi muito também.
Retornei ao jornalismo e continuo movida por essa idéia besta de compartilhar.
(continua em outro post)

Nenhum comentário: