terça-feira, 8 de abril de 2008

Contemporânea

Adoro essa palavra: contemporânea. Desde a época em que estudava história no colégio, ficava fascinada quando abordávamos a Idade Contemporânea. E esse é o nome do blog da jornalista Carla Rodrigues, ex-nominimo, que voltou a ser publicado: http://carlarodrigues.com.br/
O texto de abertura discute exatamente o que é ser contemporânea. Carla finaliza dizendo:
"Por aqui, ser contemporânea é tratar a cultura no sentido antropológico do termo. É valorizar a cultura da web, que me permitiu recriar este site."
Adoro o estilo da Carla, que é sofisticado, cosmopolita, porém se permite tratar de assuntos bem corriqueiros, quase triviais, sempre relacionados à arte de ser mulher no mundo contemporâneo. Lendo seus comentários ao longo de 2005 e 2006 no site nominimo.com.br, comecei a ter vontade de ter o meu próprio espaço para falar das coisas que me emocionam ou me irritam, citar livros, leituras, etc.
Acho que ser contemporânea é tudo isso: é estar atenta aos movimentos, acompanhar as mudanças sem jamais perder o seu chão, a sua identidade. É ser capaz de dizer não a uma moda que não lhe cai bem, de manter os cabelos naturais quando todo mundo recorre à chapinha, é se beneficiar dos recursos do mundo moderno e ser capaz de respeitar e admirar a cultura do outro, mesmo que ela lhe pareça ultrapassada ou estranha. É se despir dos preconceitos e se manter curiosa, aberta para a vida. É isso que eu busco: ser contemporânea.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei!!!!!! Realmente, o blog é uma tendência entre os jornalistas e eu acho fantástico...
bjos