segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rio nublado

Estou no Rio. A beleza da chegada foi tocante, embora o céu de domingo estivesse nublado. O Rio nublado é tão diferente! É mais relaxante. Sem a força do sol e o céu azul, a cidade fica mais recatada, menos exibida. 
Ontem, por uma coincidência fantástica, viajei com um casal que tem fazenda em Cáceres (MT) e mora no Rio e acabei ganhando uma carona do Aeroporto Santos Dumont até o Flamengo, onde estou hospedada.
É feriado, quase não há trânsito e decidi visitar o Jardim Botânico, cuja última visita - salvo engano - foi há mais de 18 anos quando estava grávida de minha filha caçula. Foi um passeio bonito. O jardim estava cheio! Muitos turistas - gringos, brasileiros e algumas pessoas com cara de carioca mesmo. Passei na esquina da rua que eu subia para chegar em casa no bairro do Jardim Botânico.
Mais cedo, fomos - minha irmã, meu cunhado e eu - ao Aterro do Flamengo para caminhar. Também tinha muita gente e me encantei especialmente com os cachorros - muitos e de raças variadas. 
É disso que gosto no Rio: a possibiidade de ir à rua e ver muitas caras diferentes - de velhos, cinquentões, jovens, crianças e muitos cachorros.  Todo mundo na sua, fazendo caminhada, passeando com filhos, animais, vindo das compras, comendo, bebendo. As pessoas pegam ônibus (fomos de ônibus do Flamengo ao bairro Jardim Botânico), andam para pegar o metrô.
Nesse ponto é muito diferente de Cuiabá e de outras capitais menores, onde não sei se por causa do clima sempre escaldante ou se por hábito mesmo, a gente quase não vê pessoas andando nas ruas. As pessoas saem para fazer caminhada de manhã ou no final da tarde, mas se precisarem ir no outro quarteirão e tiverem carro, dificilmente irão a pé. Adoro ver as pessoas nas ruas em trajes normais e não só em trajes de caminhada. 
Espero que até o fim de semana o sol dê as caras, mas estou curtindo esse clima nublado. Deu até para sentir um friozinho esta noite. Calor demais também cansa.

Nenhum comentário: