segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O tal do interesse público

Eu não pretendia escrever sobre a operação policial militar no Complexo do Alemão - assunto amplamente divulgado, discutido, exibido pela mídia peso pesado e especialistas de todos os setores.
Não estou alheia aos acontecimentos, que considero interessantes e gravíssimos, porém me preocupa um pouco o excesso de belicismo e o empenho da mídia mais convencional (Globo, Veja) de dar uma dimensão meio "Apocalipse Now" ao evento.
É como se estivéssemos todos assistindo a mais um filme da série "Tropa de Elite", desta vez ao vivo e sem o Wagner Moura como protagonista.
Nesse turbilhão todo um personagem tem me chamado atenção pela sua quase simplicidade: o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o gaúcho José Mariano Beltrame. Ele tem se mostrado muito ponderado em suas entrevistas como a de ontem quando disse ao jornalista Paulo Henrique Amorim (acho que foi na Record) que nada disso teria acontecido se o foco de muitas ações tivesse sido o interesse público.
Pode ser engano meu, mas não senti que ele falava da boca para fora. Comentei com uma das minhas filhas sua declaração e ela me perguntou: "O que é interesse público?" É claro que expliquei, mas fiquei meio surpresa por ela não saber o que era isso. Sinal dos tempos?
O interesse público deveria pautar muitas de nossas ações, sejamos nós funcionários públicos ou não. O servidor público, por princípio, deveria ter sempre em mente o "interesse público". Políticos então jamais deveriam pensar em nada a não ser no tal interesse público. Jornalistas, por dever  de ética, deveriam manter sempre o foco no interesse público.
Mas não é o que acontece geralmente. Interesses privados - sejam eles individuais ou mais comumente de grupos, partidos - acabam se sobrepujando ao interesse da comunidade, acarretando tantos problemas que tão bem conhecemos: mau uso do dinheiro público, falta de continuidade nas politicas públicas (fatal para qualquer projeto de médio e longo prazo), etc, etc.
Ontem, refletindo com essa mesma filha sobre passado, presente e futuro de Cáceres, sua terra natal e terra dos meus antepassados, mais uma vez o tema do interesse público explodiu na nossa cara. Acho que agora ela entendeu o que é interesse público.
A propósito, li que o governo estuda comprar um avião mais poderoso e caro que o Aerolula para a presidente eleita. A aeronave já foi apelidada de Aerodilma. Será que isso é do interesse público?

Nenhum comentário: