domingo, 7 de novembro de 2010

Praticutucar

Hoje fui assistir ao show da turminha do Praticutucar. Que trabalho bonito!
O grupo, formado por crianças de várias idades, foi criado em 2005. Eu tinha assistido a uma breve apresentação do Praticutucar no Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães em 2008 e tinha adorado a proposta da regente Rejane De Musis. Eram dezenas de crianças cantando apenas músicas de Mílton Nascimento - uma coisa simplesmente inacreditável em Mato Grosso, neste começo de século.
A cada ano, pelo que entendi, eles trabalham um compositor da MPB. Este ano foi a vez de Ivan Lins, um compositor meio injustiçado, na minha opinião, que tem algumas criações brilhantes (a maioria delas em parceria com o letrista Vítor Martins), mas não é tão popular quanto outros artistas de sua geração.
Esse é, na minha opinião, o grande mérito do trabalho de Rejane: apresentar a novíssima geração composições de artistas que talvez eles nem chegariam a conhecer se dependessem da mídia ou de seus próprios pais.
O show teve como destaque a jovem Ana Rafaela, que tem 16 anos uma voz e um carisma fantásticos e começou a cantar no Praticutucar. Além de fazer o vocal, ela apresentou um número solo: "O amor é meu país", uma canção linda que, se não me falha a memória, foi apresentada num festival nos idos dos anos 60.
A apresentação teve ainda a participação especial da cantora Rita Cássia, mãe de uma integrante do Praticutucar, e um acompanhamento musical de primeira qualidade, com o baixista e arranjador Ebinho Cardoso e o baterista Sandro Souza, entre outros  músicos.
Hoje tem mais mais uma apresentação do coral no Teatro do Sesc Arsenal, mas acho que vai ser meio difícil conseguir ingresso de última hora. Quem conseguir provavelmente vai sair do show bem mais feliz, leve e esperançoso do que quando entrou.

2 comentários:

Roça de Livros disse...

Martha,
suas descrições da vida musical em Cuiabá me deixam com água na boca. O restante da vida cultural da cidade tem a mesma animação? Ou Cuiabá é especialmente musical?
Abs.
Terezinha

Martha disse...

Acho que Cuiabá tem uma vida cultural interessante, embora pulverizada. Muitas pessoas reclamam de que não há nada para se ver aqui, mas discordo. Como sou mais ligada em música, acabo ficando mais por dentro da agenda musical. Hoje, por exemplo, fiquei sabendo que rolou um festival de cinema na cidade, mas já acabou ...
No Sesc Arsenal, por exemplo, tem bons espetáculos de música, teatro, cinema de graça e exposições de artes plásticas. Tudo bem barato ou de graça.
Fico contente que eu esteja conseguindo divulgar a vida musical de Cuiabá através do blog.