quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dos livros e das amigas

Ontem fui ao lançamento de um livro organizado por uma grande amiga de Cáceres. Não sei falo  sobre o livro, a amiga ou ambos. 
 O livro chama-se "Dos labirintos e das águas: entre barros e dickes" e é uma coletânea de artigos acadêmicos inéditos sobre a obra de dois grandes nomes da literatura mato-grossense: o romancista Ricardo Guilherme Dicke e o poeta Manoel de Barros. A exceção entre os artigos é um texto (aliás, delicioso) do jornalista Lorenzo Falcão, editor de Cultura do jornal Diário de Cuiabá, que teve a oportunidade de entrevistar os dois autores e conviver com ambos , principalmente com Dicke, falecido recentemente.
A coletânea é organizada pela professora Madalena Aparecida Machado, doutora em Teoria Literária pela UFRJ e professora da Unemat; e Vera Maquêa, doutora em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela USP e também professora da Unemat.
Bom agora vamos à amiga. Vera é uma das pessoas de quem me senti mais próxima durante o tempo em que morei em Cáceres (a 210 km de Cuiabá). Bem mais nova do que eu, ela tinha recém se formado em Letras e amamentava a filha de um mês quando nos conhecemos na primeira reunião de professores do Departamento de Letras para o semestre que começaria em março de 1993. Eu estava preocupadíssima de largar minha filha de quase um ano em casa com a babá (as aulas eram no período noturno); ela deixaria um bebê recém nascido.
Nesses 17 anos, nossas filhas cresceram, Vera fez o concurso para professores (que nunca cheguei a fazer), mestrado na UFPR, doutorado na USP, foi pró-reitora, pré-candidata à reitora e agora está de malas prontas para Paris onde ficará 10 meses como pesquisadora. Uma trajetória e tanto! É super dedicada em tudo que faz e uma das pessoas mais apaixonadas pela literatura que conheço. 
Ontem fiquei feliz de reencontrá-la e conhecer seu mais novo produto, e triste de saber que ficarei quase um ano sem vê-la, a menos que consiga visitá-la na França. É um convite tentador!
A propósito, o livro lançado traz um artigo de outra grande amiga de Cáceres, a professora Olga Maria Castrillon Mendes, doutora em História Literária pela Unicamp e também professora da Unemat. Infelizmente ela não pode vir ontem a Cuiabá para o lançamento porque estava super envolvida com as eleições para a reitoria da Unemat .

2 comentários:

Edson Flávio disse...

Marthinha... (desculpa a intimidade) mas é assim que se referimos a vc em nossas conversas. Creio que não lembre-se de mim, ou não ligue o nome a pessoa. Sou um admirador do seu trabalho, seus livros sobre Cáceres são maravilhosos. Faço mestrado em estudos literários e a Prof. Olga é minha orientadora. Tb sentirei falta da Vera, que é uma grande amiga tb. Entrei para "Clã do Jabuti" depois que vc foi para terras cuiabanas. Mas vc é sempre lembrada com carinho por todos. Parabéns pelo blog. Lindos textos. Deixo aqui um convite para uma visitinha ao meu, não tão requintado e maravilhoso como o seu, mas feito com carinho tb.
www.armadodepalavras.blogspot.com
um grade bjo.

Martha disse...

Claro que me lembro de você! Por pouco não li seu comentário. Meu blog não tem um mecanismo que me avise dos comentários postados e geralmente só verifico se há alguma novidade no dia da postagem.
Fico lisongeada com seus elogios e feliz de ser lembrada com carinho pela querida turma da Literatura.
Pode ter certeza de que vou visitar seu blog.
Um beijo.