terça-feira, 8 de junho de 2010

Rumo Sul

Estou em Alto Garças, a 357 km ao sul de Cuiabá. Estou começando hoje uma reportagem para a revista  Produtor Rural na Região Sudeste de Mato Grosso, dando continuidade a uma série iniciada no ano passado com as regiões Norte, Noroeste, Médio-Norte e Centro-Sul. Falta ainda fazer as regiões Oeste e Nordeste. Quando tiver terminado tudo, vou conhecer razoavelmente este estado imenso, lindo e tão cheio de contrastes.
Amanhã prosseguiremos viagem até Alto Taquari, passando por Alto Araguaia. Estou curiosa: nunca fui a Alto Taquari. Já passei por Alto Garças e Alto Araguaia outras vezes indo de carro para o Rio de Janeiro, mas faz tempo. 
São estranhas essas cidades que crescem às margens das rodovias. Hoje conversei com uma moça que mora em São Pedro do Cipa e trabalha num comércio na beira da estrada. Ela disse que adora o barulho dos caminhões. "É sinônimo de movimento", disse. Definitivamente a gente tem que aprender a não julgar a vida dos outros pela nossa. Ela parecia tão feliz fazendo pedicure ali à margem de uma BR e me contou que perdeu o marido há seis meses num acidente de carro. Detalhe: ela tem três filhos e apenas 25 anos. 
É ... Viajar por Mato Grosso é cultura!

Nenhum comentário: