quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fome

Manchete dos principais jornais hoje, a notícia de que 35% dos brasileiros ainda passam fome, segundo o IBGE, é um soco no estômago. A matéria do Estadão acrescenta que 11,7% das pessoas passaram a ter acesso à comida desde 2002/2003.  O jornal O Globo diz que a população gasta tanto com transporte quanto com comida. Isso é um absurdo!
Estatísticas e percentuais parecem dados abstratos, mas não são. Dá para imaginar a angústia das pessoas que passam o dia com fome e vão dormir de barriga vazia. 
Quando estou com fome, produzo mal, raciocino mal e fico de péssimo humor. Isso acontece eventualmente, como há poucos dias quando, por circunstâncias de trabalho (estava numa área rural a centenas de quilômetros de casa), fui obrigada a "almoçar" quase às 3h da tarde, num dia iniciado às 6h. Mas  me conforta a certeza de que vou comer - e bem - em algum momento do meu dia. 
Desde pequena sempre imaginei que seria capaz de fazer loucuras caso fosse submetida a uma situação de fome crônica, principalmente se isso envolvesse minhhas crias. Mas tenho que confessarque tenho feito muito pouco ou nada para aliviar a fome desses 35% de brasileiros. Assumo minha culpa e me envergonho dela.


Nenhum comentário: