domingo, 6 de junho de 2010

Orgulho

"A cada dia que passa mais me convenço de que o desperdício da vida está no Amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que esquivando-se do sofrimento podemos perder também a Felicidade. A Dor é Inevitável- O Sofrimento é Opcional." (Carlos Drummond de Andrade)
O texto acima foi me passado por um email amigo (recebo tantos que não pertencem a essa categoria!) e gostei tanto que decidi reproduzir aqui, que é uma forma de compartilhá-lo com mais gente e conservá-lo. Ele resume bem o que penso e busco para minha vida, nem sempre com sucesso.
Acho que a maior lição que poderíamos passar para nossos filhos e outras pessoas que nos busquem como referência é que a dor faz parte da vida. Nem sempre você vai ganhar, conseguir o que quer, sem falar na dor física que também faz parte do processo. Só se machuca quem cai; só cai quem se arrisca, quem tenta sair do lugar. O excesso de proteção não faz bem a ninguém. A capacidade de se arriscar, correr o risco de quebrar a cara, tomar um não, é fundamental para se viver com plenitude. Até para se aprender mais sobre si mesmo. 
Fui uma criança super protegida (três ou quatro mães à minha volta). Foi bom? Sim, teve seu lado bom, mas por um triz não cresci medrosa demais, insegura demais. Nem sei como virei jornalista, saí de casa, me mudei de estado - com sofrimento, mas com alegria também. Sinto que escrevi - e ainda estou escrevendo minha história. Caramba, estou orgulhosa de mim!

Nenhum comentário: