terça-feira, 26 de agosto de 2008

Encontro

Com a profusão de assuntos dos últimos dias acabei não registrando um encontro muito legal que tive sábado no Chorinho com uma ex-aluna. Não vou dizer o nome dela, mas o bonito é que não me lembro de ter lhe dado aulas mais que um semestre (foi na disciplina História da Imprensa no Brasil) e nem achava que ela fosse muito com a minha cara. Mas no sábado, quando nos encontramos, ela me deu um abraço, falou sobre o que está fazendo e me agradeceu por tudo que lhe ensinei. Foi tão comovente esse encontro, tão maravilhoso! Durou poucos segundos, mas foi muito intenso.
Aprendi a gostar de dar aulas quando comecei a ensinar de forma meio improvisada no curso de Letras da Unemat, em Cáceres. Isso aconteceu em 1993. Desde então, dei aulas no curso de Letras (vários semestres), ensinei inglês e francês, e dei aulas de jornalismo na UFMT e na Unic. Tive momentos muito gostosos, de sintonia profunda com alunos, e naturalmente enfrentei também momentos difíceis, alunos vagais, outros que tentam fazer a gente de besta, etc. Mas, sinceramente, se eu pudesse (ganhasse razoavelmente bem e pudesse ter continuado no curso da UFMT - como substituta, meu contrato foi de dois anos) não deixaria de dar aulas, porque, por mais incrível que às vezes me pareça, parece que tenho alguma coisa pra ensinar!

Nenhum comentário: