terça-feira, 30 de agosto de 2011

Terror e impunidade

Eu juro que não queria falar da tentativa de assalto ontem a um caixa eletrônico do Banco do Brasil na Galeria Itália que resultou em quatro mortos - dois vigilantes e dois ladrões -, mas não posso ficar calada diante disso, como se fosse banal.
Não pode ser tratado como banal um tiroteio às 15h30m num local cheio de transeuntes. Minha filha mais velha, que estuda na UFMT, bem perto dali, vive recorrendo a esse caixa eletrônico para sacar dinheiro. Ela poderia estar ali. Mesmo que não fiquesse ferida (não houve outros feridos, além de um terceiro vigilante), certamente viveria momentos de terror, como muita gente que estava lá.
É estranho isso: os caixas eletrônicos tomaram conta das cidades como uma novidade bem-vinda. Não era mais necessário ir a uma agência bancária para sacar dinheiro, pagar contas, etc. Estão se tornando indesejáveis, mas a culpa não é deles. De quem é então?
Longe de mim me propor a fazer um estudo sobre as causas do aumento da violência, tão analisadas por especialistas de plantão. Mas o que dizer de um estado onde a polícia  civil não investiga porque seus agentes estão em greve há um tempão e quase não se veem policiais militares ou viaturas de polícia  na rua?
Repressão não é solução, mas o clima de impunidade é total. Os ladrões não temem nada aqui em Mato Grosso. Hoje houve mais um assalto a banco numa "pacata" cidade do interior, Campo Novo do Parecis, cerca de 400 km a oeste de Cuiabá. Foi o segundo em menos de um ano e, conforme relatos de testemunhas, os ladrões armaram um tripé com uma metralhadora na porta do banco.
As autoridades da área de Segurança Pública daqui sequer esboçam uma reação à altura da gravidade da situação. Parece que vivemos no melhor dos mundos ... Talvez seja, comparado com a Líbia e outros lugares, mas não precisava ser assim.
Achei muito triste assistir à entrevista do pai de um dos vigilantes mortos.
Sempre que vejo os vigilantes em ação quando chegam nos carros fortes olho-os com tristeza porque sei que é um serviço tenso, de risco, e provavelmente, eles não ganham suficientemente bem para colocar sua vida em risco o tempo todo. Aliás, quando posso, até evito ficar em bancos ou estabelecimentos comerciais onde está rolando alguma ação de vigilantes. Me dá um frio na barriga ver aqueles caras com armas pesadas e coletes à prova de balas, que não evitam que morram em serviço.
É, pelo jeito, caixa eletrônico fora de agência bancária qualquer dia vai virar peça de ficção...
Ah, antes que eu me esqueça, em votação secreta, segundo o Jornal Nacional, a Câmara dos Deputados absolveu a deputada Jaqueline Roriz. O jornal exibiu as imagens dela recebendo dinheiro no esquema do mensalão, mas pelo que entendi isso ocorreu antes dela se eleger deputada e por isso seus pares votaram contra a cassação.
Agora me digam: qual a diferença entre essa mulher e os ladrões que assaltam bancos e roubam caixas eletrônicos? Para mim, ela faz um tipo de assalto com menos risco (para ela, é claro). Só isso.

9 comentários:

Martha disse...

Thank you!

Interior Designers disse...

Good efforts. All the best for future posts. I have bookmarked you. Well done. I read and like this post. Thanks.

Low Rental GTA Furnace disse...

Thanks for showing up such fabulous information. I have bookmarked you and will remain in line with your new posts. I like this post, keep writing and give informative post...!

Massage Bed Toronto disse...

The post is very informative. It is a pleasure reading it. I have also bookmarked you for checking out new posts.

Massage Bed Toronto disse...

The post is very informative. It is a pleasure reading it. I have also bookmarked you for checking out new posts.

Solar Panel Brampton disse...

Thanks for writing in such an encouraging post. I had a glimpse of it and couldn’t stop reading till I finished. I have already bookmarked you.

Jumping Castles GTA disse...

The post is handsomely written. I have bookmarked you for keeping abreast with your new posts.

Veterinarians in Mississauga disse...

It is a pleasure going through your post. I have bookmarked you to check out new stuff from your side.

Spa toronto disse...

A very well-written post. I read and liked the post and have also bookmarked you. All the best for future endeavors.