sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Insensatos corações

Cheguei em casa esta noite a tempo de assistir à prisão do Leo, personagem do ator Gabriel Braga Nunes na novela "Insensato Coração".
Custei muito a gostar dessa novela e até hoje ela não é das minhas peferidas, mas tenho que reconhecer que a voltagem intensificou bastante nos últimos tempos e tem rolado umas cenas bem interessantes, embora eu ache a novela um pouco exagerada. Os ficcionistas podem se dar a esse luxo, embora justamente aí more o perigo: às vezes, a telenovela quer parecer verossímel, imitar a realidade; em outras cenas, os autores resolver dar asas à imaginação, criando situações totalmente inverossímeis.
Por exemplo, o romance entre a personagem de Isabela Garcia e seu patrão foi muito forçado. Na vida real, dificilmente um cara com o perfil dele, que vivia nas noitadas, correndo atrás das menininhas saradaas, iria cair de quatro por uma mulher com o perfil da Deise, nada glamourosa, trabalhadeira, boa dona de casa, centrada
Hoje, teve uma cena fortíssima do espancamento do rapazinho homossexual. Os autores - Gilberto Braga e Ricardo Linhares - têm batido duro nessa tecla. Acho que eles estão fazendo o papel deles, mas infelizmente acho que esse tipo de coisa não vai mudar a cabeça de quem se acha no direito de espancar outro ser humano por ele ter uma preferência sexual diferente do que é convencional.
Por mais violenta que a ficção seja, a realidade consegue ser ainda pior. Há poucos dias, num evento no interior de São Paulo, pai e filho foram espancados porque o fato de estarem abraçados levou algumas pessoas maldosas e preconceituosas  a pensarem que eram homessexuais.
Achei esse episódio dos mais tristes de que tive notícia nos últimos tempos. Como seria bom se a única insensatez do coração humano fosse provocada pelo amor e não pelo ódio!



Nenhum comentário: