segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mais um

Já disse várias vezes aqui que acidentes com motos são muito corriqueiros em Cuiabá.
Hoje quase presenciei um. Estava saindo da academia por volta de 8h quand ouvi um barulho, olhei de lado e já estava a motociclista no chão, o carro parado, no cruzamento da rua São Sebastião com a rua do canal que segue até o bairro do Porto. Várias pessoas se apressavam em direção ao acidente.
Não cheguei perto. Não ia ajudar e não gosto de ver pessoas machucadas. O que me impressionou foi que a vítima não se mexia e permaneceu no chão durante uns cinco minutos ou mais - o tempo que usei para caminhar até o estacionamento, pegar meu carro, fazer a volta e passar pelo cruzamento onde ocorreu o acidente.
Volta e meia me pego pensando: o que será que lhe aconteceu? Será que foi levada numa ambulância para o Pronto Socorro para ser mais uma nas estatísticas sobre acidentes de Cuiabá envolvendo motocicletas e na fila para cirurgias ortopédicas?
Não posso nem opinar sobre o acidente porque não o vi, mas me deu a impressão de que a motociclista vinha na preferencial. Só que Cuiabá está cheia de cruzamentos como esse onde não fica muito clara a questão da preferência e toda hora acontecem acidentes, uns por falta de atenção, outros por falta de sinalização.
Anteontem mesmo eu dizia para minha filha mais nova quando voltávamos do Chorinho: é preciso dirigir com atenção redrobrada nos sábados à noite, quando as ruas estão vazias, pois a gente nunca sabe se quem vem na outra via vai respeitar ou não o sinal de trânsito.
Agradeço sinceramente por nunca ter me envolvido num acidente com vítimas. Acho que ficaria muito nervosa, por isso sempre procuro estar atenta e quando percebo que minha cabeça está longe procuro trazê-la para o aqui e agora. 
Para falar a verdade, detesto dirigir, mas não consigo abrir mão da praticidade de ter um carro. Só tenho certeza de uma coisa: jamais usaria moto como transporte. Eu prefereria andar de ônibus ou a pé se não pudesse ir de carro particular ou de táxi.


Nenhum comentário: