sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apenas um pesadelo

Hoje tive um pesadelo muito estranho e real. Vou registrá-lo aqui antes que a lembrança dele se esvaneça totalmente.
Havia uma guerra civil do lado de fora da minha casa, que se parecia mais com o apartamento que eu morei dos 8 aos 20 e tantos anos no Rio, na rua Barão do Flamengo.
O pau estava quebrando lá fora. Não me lembro exatamente por que e como tudo começou.
Ora eu era criança e só assistia de "camarote" (da janela do oitavo andar), ora já era adulta e via amigos meus envolvidos no conflito. Tudo tinha a ver com um grupo de rapazes, que tinha sido preso e/ou hostilizado. Os rapazes se rebelaram, outros se juntaram a eles e havia uma guerra entre uma população majoritariamente jovem, carente e os outros.
Sonhos são sonhos e talvez se eu tivesse pego papel e caneta ou tivesse corrido para o computador, me lembraria de mais detalhes. Mas ficou a sensação de terror, que demorou um pouco para desaparecer.
Há uma corrente que diz que durante o sono o nosso espírito vagueia por outras dimensões no tempo e no espaço. Talvez eu já tenha vivido a experiência do sonho ou ainda vá viver.  Quem sabe?
Só sei que me senti muito aliviada de ter despertado numa cidade ainda calma, poder tomar meu banho no chuveiro novo e delicioso, e tocar minha rotina, normalmente,
Mas não deixei de pensar nos habitantes da Síria e da Líbia que estão envolvidos numa guerra civil há meses. Deve ser barra!
É estranho que a gente consiga tocar nossa vida tão normalmente, trabalhando, planejando, divertindo-se, emocionando-se e se desesperando com coisas tão pequenas, enquanto outros arriscam suas vidas quase diariamente aqui, acolá, em outros países e continentes distantes.

Nenhum comentário: