quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saúde e movimento

Hoje, enquanto fazia aula de yoga na academia Golfinho Azul (no frio, é impossível nadar!), eu pensei algumas coisas. Na verdade, eu não deveria pensar em nada, já que a prática de yoga é um convite ao não pensamento. Mas, como é difícil aquietar a mente!
Mas, de modo geral, tentei pensar em coisas boas e agradeci mentalmente pelo privilégio de poder me exercitar três, quatro vezes por semana na academia ou mesmo no Parque Mãe Bonifácia, meu local preferido para caminhadas em Cuiabá.
Eu me dei conta de que isso - a consciência de quanto o exercício físico diário é imprescindível para a minha saúde física e mental - não foi uma coisa herdada de meus pais ou dos meus irmãos mais velhos. Na minha casa, que eu me lembre, ninguém ia para a academia quando eu era criança. Aliás, pouca gente ia para academia de ginástica no Brasil no final dos anos 50 e início dos anos 60.
Partiu de mim a iniciativa de praticar yoga aos 17 anos, inicialmente no Fluminense Football Club, no bairro carioca das Laranjeiras, e, logo em seguida, na academia do mestre De Rose, em Copacabana. Praticamente nunca parei de fazer algum tipo de exercício: fiz ginástica, dança, natação, em diferentes locais (bairros, cidades) e variados professores.
Fiz aulas mais alternativas com uma professora maravilhosa chamada Tereza na academia do Klaus Viana em Botafogo (onde fiz grandes amizades) e também com Rossella Terranova em Ipanema. Tive aulas com Lourdes Maia (acho que é esse o nome) no último ano em que morei no Rio.
Estive sempre em movimento e sou muito grata por essa intuição, que me permite ter muita disposição aos 55 anos.
Fazer exercício não é simplesmente uma questão de ter ou não dinheiro. Tem gente que tem dinheiro, mas não gosta, não tem saco para fazer. Outras arrumam mil desculpas para não praticar exercícios (entre elas, a falta de tempo e/ou dinheiro). É uma opção e ainda bem que tive essa intuição desde muito jovem: fazer exercícios é uma fonte inesgotável de prazer, saúde e vitalidade.

Nenhum comentário: