segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Parque sem diversão

Não posso deixar de falar do acidente no parque de diversões no Rio de Janeiro.
Já andei - e me diverti muito - em parques de todo tipo e vi minhas filhas se divertindo bastante naqueles parquinhos instalados em exposições agropecuárias. Com o tempo, fui ficando cada vez mais medrosa e, eu que adorava a montanha-russa do saudoso Tivoli Park na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, hoje não encaro nem barco viking. Tenho pavor de brincar nesse tipo de brinquedo e de assistir a outras pessoas brincando.
Mas isso não importa. Imagino a dor dos pais e parentes da estudante Alessandra da Silva Aguiar que morreu em consequência do acidente ocorrido no parque Glória Center na Zona Oeste do Rio. Acidente é modo de falar porque o que aconteceu foi um crime e não só a dona do parque, como o engenheiro que vendeu o laudo que certificou a segurança dos brinquedos, têm que pagar por sua irresponsabilidade.
Que loucura: alguém monta um parque de diversões que atrai milhares de pessoas e não tem alvará da Prefeitura? Isso é brincadeira. Já houve outros acidentes com morte no parque dessa mulher (Maria Glória Pinto) e ela continua montando e ganhando dinheiro com parque de diversões. Me poupe!
É claro que deve haver um monte de outros parques por aí na mesma situação, oferecendo risco a seus usuários. É lamentável que as pessoas vão a um lugar para se divertir e estejam correndo risco de vida, já que os brinquedos são mal conservados. Tudo em nome do lucro.
Gostaria muito que essa mulher nunca mais pudesse abrir um parque de diversões porque já provou que não tem o menor respeito pela vida alheia, mas gostaria também de acreditar que as fiscalizações vão ser mais rigorosas e à prova de corrupção.
Infelizmente não acredito que isso seja possível, mas acho que a sociedade tem que estar mais atenta e cobrar esse tipo de cuidado de pessoas que montam verdadeiras armadilhas em parques de diversões ou, então, que montam arquibancadas em eventos sem o devido cuidado, provocando dor, morte e sofrimento às vítimas e a seus parentes e amigos.

Nenhum comentário: