sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A arte da fotografia


Foto de José Medeiros, um dos meus mais assíduos companheiros de viagem


Já escrevi dois textos alusivos ao Dia Mundial da Fotografia, mas não publiquei nada aqui.
Descobri que a data - 19 de agosto -  refere-se ao dia em que o francês Louis Daguerre apresentou à Academia de Ciências da França em 1839 sua câmera fotográfica, o daguerreótipo, construído com base nas experiências anteriores de outro francês, Joseph Nicéphore Niépce .
Faz quase dois séculos ... Ainda "outro dia" eu me encantava com meu primeiro contato com uma câmera digital num feira de informática no Rio de Janeiro e hoje todo mundo (menos eu) tem uma.
Ter uma máquina não é sinônimo de fazer boas fotos. Isso requer muito, muito mais.
Já fiz algumas belas fotos na vida, mas me considero uma péssima fotógrafa e admiro demais a arte de quem sabe fotografar, seja amador ou profissional. É preciso paciência, coragem, um olhar diferenciado, uma boa dose de tecnolgia e sorte também.
Ao longo da minha vida profissional trabalhei com fotógrafos excelentes: nos jornais Ultima Hora, Jornal do Brasil e O Globo; na sucursal da Veja e, mais tarde, na revista Produtor Rural. Tantos que seria injusto citar alguns nomes e deixar outros de lado. Uns me marcaram pela capacidade técnica, outros pela coragem e outros ainda pela sensibilidade - ou tudo junto e misturado.
A todos esses fotógrafos que me ajudaram na minha caminhada profissional e pessoal, meu muito obrigada!

Nenhum comentário: