segunda-feira, 8 de agosto de 2011

De mal a pior

No sábado, uma amiga me contava que tinha tentado ir ao cinema no Shopping Pantanal, mas desistiu por vários motivos e comentou que gostava mesmo era de ir ao shopping center do bairro, o Shopping Goiabeiras, que deverá ter salas de cinema após uma reforma. Segundo ela, lá se sente mais segura.
Retruquei: "Pois não deveria". Contei a ela sobre dois assaltos ocorridos no Shopping Goiabeiras em julho e mal sabia que naquele momento mais um assalto estava acontecendo, desta vez na lotérica que funciona no setor de serviços, onde também ficam os caixas dos bancos.
Algumas vezes nos últimos meses minha filha mais velha fez saques no caixa do BB, no subsolo do shopping, e se encaminhou até a casa de câmbio, que fica no térreo, para enviar dólares para uma prima que estava nos EUA, a pedido dos pais da menina. Eu sempre ficava preocupada porque acho o Goiabeiras perigoso.
Veja que contra-senso: o shopping center vende conforto, segurança,e por isso tornou-se um espaço de lazer e consumo nas grandes cidades. Pois, o Shopping Goiabeiras, que tem muitas lojas de grifes, tem demonstrado ser exatamente o contrário. Acho que eu me sinto mais segura no Centro de Cuiabá do que fazendo compras no Goiabeiras. Sem esquecer que há dois ou três anos ocorreu lá o lamentável espancamento de um vendedor ambulante que não tinha cometido crime algum, mas mesmo assim mereceu ser levado para a sala da segurança. Desde essa época tomei uma bronca do shopping porque nunca vi uma manifestação razoável de qualquer pessoa da administração em relação ao caso.
É estranho que os comerciantes de lá também não se manifestem como se os seguidos episódios de violência não afetassem a imagem do centro comercial.
Há algumas semanas eu queria comprar uma touca de natação e entrei nas Lojas Americanas. Andei uns cinco minutos em busca de algum funcionário que me orientasse sobre onde achar a touca e nada. A única funcionáia que vi estava no caixa e só tinha um funcionando. É óbvio que desisti de procurar a touca. Até as LA, que vivem lotadas em outros locais, estão às moscas no Shopping Goiabeiras.
Falo tudo isso não para destruir o lugar. Muito pelo contrário, sempre simpatizei com o shopping do meu bairro, onde posso ir a pé. Além disso, vou adorar poder ir ao cinema novamente perto de casa. Para quem não se lembra o Goiabeiras já teve duas salas de cinema e, quando o Pantanal era apenas uma obra estagnada, eu vinha de Cáceres feliz da vida para assistir a um filme no Goiabeiras.
Só acho que do jeito que está não dá para continuar.

Nenhum comentário: